Mídias Sociais

Cultura

Secretaria de Educação lança livro virtual “Macaé Cidade do Conhecimento” nesta quinta-feira (08)

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

A Secretaria Municipal de Educação de Macaé lança nesta quinta-feira (08), o livro virtual  “Macaé Cidade do Conhecimento – uma década para não ser esquecida”. O lançamento será nesta quinta-feira (08), às 19h, no canal Youtube Leituras em Família.

O encontro virtual será o primeiro de uma série de 10 lives abordando, a cada semana, um tema do livro, que será apresentado pelos autores dos artigos. Os encontros são gratuitos, pode participar toda a população e contar para todas as pessoas que o município de Macaé tem dado um show na Educação.

A obra reúne artigos que se basearam em pesquisas bibliográficas e documentais, memórias coletivas e individuais, arquivos da Secretaria de Educação e de outros órgãos da prefeitura. Será lançada de forma remota, como tem sido a Educação desde março, inovando nas técnicas do ensino e aprendizagem neste momento de isolamento/distanciamento social por causa da pandemia do coranívrus. Os alunos estão tendo acesso virtual ao conteúdo de sala de aula e aqueles que não têm recebem o material impresso para os estudos, com todo o cuidado que exige o protocolo de saúde.

A rede pública municipal de ensino de Macaé tem 106 escolas; 42 mil alunos matriculados da educação básica ao Ensino Médio; oferece, ainda, Pré-Vestibular Social e Colégio de Aplicação com preparação para o Enem; Laboratório e Museu de Matemática; Robótica; Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) com cursos de geração de renda; e uma faculdade municipal. Tudo gratuito para todos. Além disso, 5.500 estudantes estão matriculados em 18 cursos de graduação e mais oito de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado, a partir de convênio com a prefeitura, mantenedora da Cidade Universitária, que tem, no mesmo espaço, três Instituições de Ensino Superior (FeMASS, UFF e UFRJ) de forma harmônica e oferecendo ensino superior de qualidade e também gratuito.

São páginas da história da população macaense que todos precisam conhecer, participar e divulgar. O livro virtual foi elaborado sob coordenação da professora Gelda Tavares Rodrigues de forma que os leitores tenham acesso aos marcos que consolidaram Macaé como a Cidade do Saber e do Conhecimento, neste período de integração e democratização da rede pública municipal de ensino.

 

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana