O Cineclube do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro), no bairro Âncora, foi um dos 367 pontos culturais selecionados em todo o país, e um dos 33 do Estado do Rio para integrar a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual.
A lista com todos os selecionados, que conta com outro ponto cultural de Rio das Ostras, o Cineclube Metro e Meio, foi divulgada no último dia 22 de outubro, pelo Ministério da Cultura (MinC), do governo federal.
Para o Cepro, essa será a 2ª participação consecutiva na Mostra Mercosul Audiovisual, tendo seu Cineclube selecionado também em 2024, além de participar de outros projetos do MinC, como Tela Verde e o Tela Brasil.
“A seleção reconhece o papel do Cepro na promoção da educação e da arte no município. Há anos, o Cepro desenvolve iniciativas voltadas à democratização do cinema, especialmente das produções brasileiras e latino-americanas, com foco na proteção ambiental, no antirracismo e na valorização da cultura e das terras indígenas”, ressaltou o Cepro.
Para a presidente do Cepro, Guilhermina Rocha, integrar novamente a Mostra Mercosul Audiovisual representa um avanço importante para o movimento cultural de Rio das Ostras, que foi a cidade do interior com mais cineclubes selecionados.
“Essa conquista reafirma o reconhecimento político e social do Cepro de que a educação vai além das aulas tradicionais da escola. Ela também acontece por meio de outros acessos, como a arte e o cinema, que ampliam horizontes e fortalecem a cidadania”, afirmou Guilhermina Rocha.
Iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC, em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM), a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual contará com curtas-metragens de 5 países da América Latina.
Com 367 pontos de exibição credenciados em 250 município em todo o país, o evento terá 33 pontos de exibição no Estado do Rio, sendo 6 na região, com 2 em Rio das Ostras e 1 em Macaé, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes e Quissamã.
Na edição 2025, a Mostra tem como tema “Territórios e Paisagens em Transformação”, apresentando 12 curtas-metragens produzidos no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia, divididos em duas sessões, uma infantil e outra para o público geral.
A programação completa será divulgada em breve e reunirá filmes inéditos, mas o público já pode curtir algumas das produções da Mostra, que estão disponíveis no site Mercosul Audiovisual, pelo link, https://play.mercosuraudiovisual.org/pt-br/.