Mídias Sociais

Cultura

Rio das Ostras sedia IV Encontro de Contos & Contadores de Histórias 2018

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Evento será nos dias 21, 22 e 23 de novembro, das 9h às 21h, na Universidade Federal Fluminense Campus Universitário Rio das Ostras.

Daniela Bairros

A cidade de Rio das Ostras irá sediar o IV Encontro de Contos & Contadores de Histórias 2018. O evento será realizado nos dias 21, 22 e 23 de novembro, das 9h às 21h, na Universidade Federal Fluminense Campus Universitário Rio das Ostras.

O encontro é um projeto de incentivo, memória e difusão da narrativa oral. O evento foi realizado pela primeira vez em 1998, a segunda em 2016 e a terceira no ano passado. Nesta quarta edição, o tema será “Histórias por onde passo... Histórias a cada passo”, uma homenagem aos Contadores de Histórias e à Arte das Narrativas.

A programação do evento vai oferecer atividades organizadas em eixos de aprendizagem da arte da narrativa e assuntos relativos à profissão do contador de histórias, como mesa redonda, roda de conversa, debates, apresentações artísticas e contação de histórias.

Francisco Gregório Filho, contador de histórias, autor dos livros “Guardados do coração”, “Lembranças Amorosas”, “Ler e Contar, Contar e Ler”, entre outros, um dos fundadores do Projeto PROLER e membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH) será o homenageado pela sua trajetória e pela sua importância na formação de muitos contadores de histórias.

O encontro terá também a participação de convidados, como o Cordelista Edmilson Santini, autor de “Não adianta chorar o mercúrio derramado”, Lilia Rodrigues, escritora de literatura infantil , autora de “Poemar”, “Uma Baratinha em Apuros” e “Capacetinho Vermelho”. E de contadores de histórias: Anisio Aguilar, Ana Maria Kariri, Graça Morenah, Raquel Ferreira, Eliane Soares, Lea Chaves, Marcela Jorge, Armindha Freire, Margarida Barcelos, Giselle Souza, Tia Dulce e Bia Lemos.

O evento também contará com professores que participarão das mesas e rodas de conversa: Professor  Áureo Guilherme de Mendonça (coordenador do Curso de Produção Cultural da UFF-CURO), Prof. Juliana Carneiro (UFF), Prof. Rai Soares (Neab-UFF), Carlos Henrique Pimentel (Superintendência de Políticas Públicas de Cultura-FROC) entre outros participantes.

Crédito: Divulgação

 

 

 

 

 


 

Mais lidas do mês