Noite de autógrafos da professora doutora da rede de educação de Macaé, Rossana Agostinho Nunes, será no Quintas do Museu, às 19h.
Daniela Bairros
A professora doutora da rede de educação de Macaé, Rossana Agostinho Nunes, realiza nesta quinta-feira (14), às 19h, no Solar dos Mellos, a noite de autógrafos do livro ‘Francisco Congo: as desventuras de um africano escravizado no Rio de Janeiro’. O evento será realizado na próxima edição do Quintas do Museu.
A obra conta a história de um homem que foi escravizado e forçado a atravessar o atlântico. Nesta trajetória, ele correu por diversas vezes risco de morte e precisou criar uma nova história “feita de sangue e suor, mas também de força e coragem”.
O livro aborda também a peculiaridade da escravidão no Brasil em relação a antigo costume de escravizar outros povos, presente em várias civilizações.
Para Rossana, que também é pesquisadora, é relevante apresentar aos estudantes da Educação Básica personagens desconhecidos da história do Brasil.
Sobre a autora
Rossana é doutora em História Política pela UERJ, graduada e mestre em História pela UFF. Em 2015, atuou por cinco meses como pesquisadora visitante no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades – Universidade de Évora, em Portugal. É autora do livro Nas Sombras da Libertinagem: Francisco de Melo Franco (1757-1822) entre Luzes e Censura no Mundo Luso-Brasileiro, publicado pela Multifoco em 2013.
O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone 2759-5049.
Crédito: Divulgação