Mídias Sociais

Cultura

Professora de Macaé lança “Francisco Congo” nesta quinta-feira (14) no Solar dos Mellos

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Noite de autógrafos da professora doutora da rede de educação de Macaé, Rossana Agostinho Nunes, será no Quintas do Museu, às 19h.

 

Daniela Bairros

A professora doutora da rede de educação de Macaé, Rossana Agostinho Nunes, realiza nesta quinta-feira (14), às 19h, no Solar dos Mellos, a noite de autógrafos do livro ‘Francisco Congo: as desventuras de um africano escravizado no Rio de Janeiro’. O evento será realizado na próxima edição do Quintas do Museu.

A obra conta a história de um homem que foi escravizado e forçado a atravessar o atlântico. Nesta trajetória, ele correu por diversas vezes risco de morte e precisou criar uma nova história “feita de sangue e suor, mas também de força e coragem”.

O livro aborda também a peculiaridade da escravidão no Brasil em relação a antigo costume de escravizar outros povos, presente em várias civilizações.

Para Rossana, que também é pesquisadora, é relevante apresentar aos estudantes  da Educação Básica personagens desconhecidos da história do Brasil.

Sobre a autora

Rossana é doutora em História Política pela UERJ, graduada e mestre em História pela UFF. Em 2015, atuou por cinco meses como pesquisadora visitante no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades – Universidade de Évora, em Portugal. É autora do livro Nas Sombras da Libertinagem: Francisco de Melo Franco (1757-1822) entre Luzes e Censura no Mundo Luso-Brasileiro, publicado pela Multifoco em 2013.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone 2759-5049.

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas do mês