Mídias Sociais

Cultura

Paróquias de Macaé se preparam para celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (31)

Publicado

em

 

Na cidade,  tradicional confecção do tapete de sal será ao longo da Avenida Agenor Caldas até a parte inicial da Avenida Rui Barbosa.

Daniela Bairros

Na próxima quinta-feira (31), a Igreja Católica celebra a Festa de Corpus Crhisti, solenidade em que se comemora o Corpo e o Sangue de Cristo que sai, numa única ao vez ano, pelas ruas em procissão, mostrando aos fiéis que a Eucaristia é o centro de toda a vida cristã, sendo o alimento espiritual do corpo e da alma.

Pelo quarto ano consecutivo, a programação em Macaé engloba bastante trabalho.  A tradicional confecção do tapete de sal será ao longo da Avenida Agenor Caldas até a parte inicial da Avenida Rui Barbosa, no centro, o que dará um “colorido” especial para que Jesus passe.

A Santa Missa, diferente dos anos anteriores, será às 15h, sendo presidida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Litoral, Padre  Gelcimar Petinati, e concelebrada pelos sacerdotes locais. São esperadas mais de 3.000 fiéis para o evento. Após a missa, a procissão irá percorrer as principais ruas do centro da cidade, em direção à Praça Veríssimo de Melo, onde será dada a benção com o Santíssimo Sacramento e encerramento com animação e barraquinhas.

Região dos Lagos

 A movimentação para a confecção dos tradicionais tapetes de sal no feriado de Corpus Christi na Região dos Lagos já começou. A tradição católica costuma ser realizada em quase todas as cidades, mas neste ano, o Centro de Cabo Frio ficará de fora.

Em Araruama estão abertas as inscrições para os interessados em participar da confecção dos tapetes de sal. As inscrições devem ser realizadas na Casa do Empreendedor, localizada na Rua Ari Parreira, nº 51, Centro, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas, até às 13 horas do dia 30 de maio, próxima quarta-feira. Os interessados devem doar 2 kg de alimento não perecíveis por tapete, apresentar carteira de identidade (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica).

Os temas escolhidos pela Paróquia de São Sebastião para esse ano foram: Ano do Laicato, Campanha da Fraternidade 2018, Laguna de Araruama, São Francisco de Assis /Paz e a Copa do Mundo 2018. De acordo com a prefeitura da cidade, os tapetes não poderão ter caráter político, pornográfico ou comercial.

Os tapetes já começaram a ser confeccionados e deverão estar prontos até às 13h de 31 de maio. Cada tapete terá três metros de largura e quatro metros de comprimento e será feito com quatro sacos com 50 kg de sal.

No primeiro distrito de Cabo Frio, a confecção dos tapetes de Corpus Christi não vai acontecer este ano. O anúncio foi feito pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção, responsável pela celebração no local. De acordo com o comunicado oficial emitido pela Paróquia a decisão foi tomada porque, apesar dos constantes pedidos da comunidade, jovens realizam todo ano no mesmo dia e local da confecção de tapetes uma “guerra de tintas”. A situação gera um grande desconforto para os fiéis, que se sentem intimidados. A Paróquia destacou ainda que fez de tudo, dentro do cabível, para resolver a situação e a suspensão da confecção foi a última opção encontrada.

Legenda:

Crédito: Arquivo Paróquia Santo Antonio Macaé

Mais lidas da semana