Mídias Sociais

Cultura

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino se apresenta neste sábado (07) em Quissamã

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Evento será às 18h no Auditório da Prefeitura de Quissamã, como parte da turnê pelo Norte Fluminense.

Daniela Bairros

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, principal orquestra jovem da ONG (Organização Não-Governamental) Orquestrando a Vida se apresenta no próximo sábado (07), às 18h, no auditório da Prefeitura de Quissamã, como parte de uma turnê pelo Norte Fluminense, promovida pelo Instituto Dell”Arte. Cidades como Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Campos dos Goytacazes também terão apresentações.

A Orquestra já realizou turnês nacionais e internacionais de concertos, se apresentando em importantes palcos como Theatro Muncipal do Rio de Janeiro; Carnegie Hall, em Nova York; Teatro Colón, em Buenos Aires; e Teatro San Carlos, em Lisboa, tendo compartilhado o palco com cantores da área popular, dentre eles Toquinho, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Margareth Menezes e Fafá de Belém.

Fundada em 2004 pelo Maestro Jony William Vianna, com sede em Campos dos Goytacazes, a ONG desenvolve há 22 anos um trabalho único em convênio com o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, fazendo parte do programa mundial de orquestras da UNESCO, do projeto Criança Esperança.

Tendo assistido mais de 15 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, provenientes de diversos bairros da cidade e municípios vizinhos, a ONG trabalha pela viabilização de um programa integrado de orquestras sinfônicas. Esse programa estimula a prática artística, trazendo para as crianças e adolescentes uma nova perspectiva de vida por meio do desenvolvimento da formação cidadã, da capacidade de resiliência, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, do crescimento intelectual, social e, posteriormente, o profissional.

O projeto tem o patrocínio da Arteris, empresa responsável pela administração da BR-101/RJ Norte, por meio da sua concessionária Autopista Fluminense. O apoio ao Orquestrando a Vida pretende fomentar o desenvolvimento cultural das cidades atendidas pela rodovia. Outro objetivo é permitir que os beneficiários do projeto sejam contemplados com iniciativas de conscientização no trânsito. A ação também conta com o apoio das prefeituras locais e realização do Instituto Dell´Arte, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Crédito: Antônio Filho


 

Mais lidas do mês