Mídias Sociais

Cultura

Nos 205 anos de Macaé, desfile cívico reunirá alunos, militares e sociedade civil

Publicado

em

 

Evento será no dia 29 de julho (domingo), aniversário da cidade, na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, às 9h.

Daniela Bairros

No próximo dia 29 de julho (domingo) Macaé completa 205 anos de fundação. O aniversário da cidade será comemorado com desfile cívico na Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, às 9h, com a expectativa de um público de quatro mil pessoas.

O tema do desfile deste ano será "O melhor de mim", que tem o objetivo de apresentar para a população o que a rede municipal tem desenvolvido, ou seja, os projetos de êxito promovidos nas escolas municipais. A intenção é valorizar os trabalhos das unidades escolares em prol da ética, respeito, cooperação, cidadania e senso de justiça.

A concentração do desfile será na avenida Agenor Caldas, às 8h. Antes do desfile haverá hasteamento da bandeira em frente da sede da prefeitura, às 8h30. A abertura da programação contará com representantes de diversas corporações e instituições como Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Mobilidade Urbana.

Como acontece todos anos, a programação contará com a atuação de bandas escolares e convidados. Entre as bandas confirmadas estão as das escolas Generino Teotônio de Luna (Banda Professor Jamil Andrade Dias); Elza Ibrahim Leonel de Moura Brizola; Jacyra Tavares Duval e Polivalente Anísio Teixeira, além  Veteranos de Macaé. O evento também contará com os grupos de Escoteiros de Macaé,  Motoclube e  Trilheiros Gaiola Club Serra Macaé.

Pelotões - Este ano o desfile contará com cinco pelotões. São eles: "O melhor de mim é ser diferente", com destaque para Educação Inclusiva e a participação dos ônibus que atendem alunos da Educação Especial; Grupo Núcleo de Dança Portadores da Alegria; Centro Municipal Especializado em Apoio ao Escolar (Cemeaes);  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Educação de Jovens e Adultos (EJA), além  do ônibus Biblioteca sobre Rodas.

O segundo pelotão será "O melhor de mim é a infância", com representantes da Educação Infantil. Já o terceiro pelotão vai apresentar o tema "O melhor de mim são as descobertas", com educadores e alunos do 1º ao 5º ano. O quarto pelotão será "O melhor de mim, sou eu", com destaque para o protagonismo juvenil dos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Finalizando, o quinto pelotão  terá como tema  "O melhor de mim, somos nós", com representantes da Secretaria de Educação, diretores de escolas e integrantes de instituições diversas.

Estrutura do desfile - O evento terá área reservada para pessoas com necessidades especiais e idosos. Além disso, para melhor atender a população, a programação terá banheiros químicos e vai contar com atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública e Ordem Pública.

A equipe da Mobilidade Urbana atuará na interdição de ruas e controle de trânsito na concentração e dispersão do desfile. Diante disso, a avenida Agenor Caldas será fechada nos dois sentidos, além das ruas transversais com orientação de pedestres e motoristas. A secretaria de Saúde vai destinar equipe médica e ambulâncias.

Crédito: Mauricio Porão

Mais lidas da semana