Mídias Sociais

Cultura

No Carnaval, caia na folia, mas cuide da saúde. Aqui vão oito dicas para curtir os dias da maior festa popular do Brasil

Publicado

em

 

É importante cuidar da alimentação, da pele e se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis.

 

Daniela Bairros

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil e muito aguardada pelos brasileiros. São quatro dias em que muitas pessoas aproveitam para “extravasar” e se preparar para o ano que começa,  já que para muitos, o ano começa só depois do Carnaval.

Durante a folia é muito importante cuidar da saúde, como alimentação, da pele e, principalmente, se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis.  Portanto, aqui vão oito dicas para um Carnaval divertido sim, mas também saudável.

 Use camisinha

O uso do preservativo é recomendado em todas as relações, já que é a forma mais eficaz de prevenção de inúmeras doenças, como sífilis, herpes genital e a AIDS. Além da camisinha, as mulheres devem ficar atentas ao uso da  pílula do dia seguinte, por possuir grande quantidade de hormônios, atrelada ao excesso de álcool pode trazer danos ao organismo e prejudicar, e muito, o Carnaval.

Alimente-se bem

É importante se alimentar bem durante os dias de folia. Comer em um intervalo de três ajuda não só a manter a energia para seguir os blocos ou trio elétrico, mas também a repor vitaminas e sais minerais que são eliminados com mais facilidade, já que precisam ser usados para eliminar o álcool do organismo. Refeições leves são as ideais com frutas, sanduiches, snacks, pois ajudam a dar energia e manter o corpo preparado.

Beba muita água

Manter o corpo hidratado é fundamental, beba água, vitaminas, sucos naturais, isotônicos. Isso ajuda seu corpo e evita muitos problemas como insolação, mal estar, tonturas, desmaios e até a famosa ressaca, já que o corpo perde líquidos com a ingestão de bebidas. Uma boa opção para esses dias é a água de coco, que hidrata e ajuda a repor os sais minerais que o organismo está precisando.

Use filtro solar

Sol em excesso causa inúmeros problemas como desidratação e queimaduras. Por isso, é bom evitar ficar exposto a ele nos horários de maior incidência, entre as 10h e às 16h. Proteja-se, use o protetor a cada 2h. Óculos de sol, bonés, chapéus, também são muito bem-vindos.

Cuidado com as fantasias

Os dias são naturalmente mais quentes devido à época do ano, por isso, é bom tomar cuidado até na hora de se vestir. Use roupas leves e sapatos confortáveis, já que nessa época é comum que as pessoas passem grande parte do tempo em pé, evitando bolhas e o calor em excesso.

Bebidas energéticas com cautela

Outra coisa muito comum nessa época do ano é o uso excessivo de bebidas energéticas, já que todos querem aproveitar ao máximo todos os dias.  Essas bebidas apresentam um alto teor de cafeína o que pode causar insônia e atrapalhar o sono, prejudicando o descanso. O uso de bebidas energéticas atreladas ao álcool podem causar arritmias e palpitações, por isso devem ser evitados.

Carteirinha de vacinação em dia

Durante o carnaval é comum acontecer acidentes, como cortes com garrafas de vidro e objetos de metal, o segundo é fonte de bactérias e responsável pela transmissão do tétano. Além é claro, do grande número de pessoas nas ruas e eventos, o que pode facilitar a transmissão de doenças que podem ser evitadas se as vacinas estiverem em dia.

Durma

Apesar de querer aproveitar todos os dias de festa, é importante que existam horários de descanso, se não conseguir dormir pelo menos 7h às 8h por dia, evitando o cansaço excessivo e a irritação, tente fazer pequenas pausas durante o dia, ou tirar aquele cochilo após o almoço. Isso vai ajudar a aproveitar o carnaval da melhor maneira possível e sem descuidar da sua saúde e bem-estar.

Com essas dicas simples, sua festa vai acontecer da melhor maneira possível. O abuso do álcool, falta de descanso, má alimentação e alta exposição ao sol podem trazer consequências severas à saúde como inflamação no fígado, desidratação, tonturas, vômitos, desmaios, dores de estômagos dentre outro problemas. Fazendo tudo isso você evita maiores problemas e aproveita o feriado.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana