Mídias Sociais

Cultura

Nesta quarta-feira (29), banda da Educação se apresenta online em homenagem aos 207 anos de Macaé

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

As comemorações virtuais pelos 207 anos de Macaé, celebrados nesta quarta-feira (29) serão pelas redes sociais.

Às 9h, nas redes sociais da Prefeitura de Macaé, como o instagram e facebook, serão transmitidas apresentações da Banda da Educação. Os integrantes irão tocar o tradicional hino de Macaé e outras canções.  A programação virtual, que não será presencial devido à pandemia do coronavírus, faz parte de uma das ações online de homenagem à cidade.

Também nesta quarta-feira (29), a Corporação Musical Professor Rossini Medeiros (Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, da Bicuda Grande), completa dois anos. Os integrantes, que estão ensaiando em lives com os instrutores, vão aproveitar a apresentação da banda da Secretaria de Educação para comemorar.

Segundo o coordenador do projeto, Luís Carlos Pereira, esta apresentação será especial para a população de Macaé e os alunos da rede municipal. “Um dos momentos mais marcantes para as bandas é no aniversário de Macaé, em que os integrantes se apresentam no desfile cívico-militar, se socializam e mostram os trabalhos desenvolvidos nas escolas. Este ano o desfile foi suspenso, mas a alegria da música vai continuar”, pontuou.

A banda da Secretaria de Educação possui instrutores concursados, que participam do projeto Bandas Escolares e também se apresentam em instituições e outros eventos. E mesmo neste período de suspensão temporária das aulas, eles estão se dedicando à música, participando de ensaios através de lives com os alunos, que contam com os instrumentos em casa, além de dinâmicas, informes e interações através de grupos de WhatsApp. O objetivo é destacar métodos e técnicas da música e incentivar princípios como disciplina, concentração, postura, expressão, além de dedicação aos estudos. Muitos dos instrutores já foram ex-alunos e integrantes de bandas da rede municipal.

Projeto

Cerca de 600 participantes de 13 escolas municipais fazem parte do projeto “Bandas Escolares”. O objetivo é preparar os alunos a se tornarem cidadãos críticos e permitir que talentos das escolas sejam valorizados e reconhecidos, contribuindo com a interação da comunidade e cultura. A ação segue a determinação da lei 13.278-2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica.

O trabalho das corporações musicais é ministrado nas escolas municipais Generino Teotônio de Luna (Professor Jamil Andrade Dias - Virgem Santa), Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Oscar Cordeiro (Aeroporto), Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Tarcisio Paes Figueiredo (Professor Rossini Medeiros -Bicuda Grande), Elza Ibrahim (Ajuda), Jacyra Tavares Duval Corporação Musical Geraldo Bernardo Alves (Novo Cavaleiros), Paulo Freire (Lagomar), Olga Benário Prestes (São José do Barreto) e Leonel de Moura Brizola (Barra). A previsão é que as unidades municipais Samuel Brust (Fronteira), Wolfango Ferreira (Barra) e Olga Benário Prestes (São José do Barreto) também implementem suas bandas escolares.

Crédito: Márcio Borges

Mais lidas da semana