Mídias Sociais

Cultura

Morador de Macaé e autista conquista 3º lugar em concurso de arte

Daniela Bairros

Publicado

em

 

 

Davi dos Santos Portugal, de 9 anos, participou recentemente do Festival EyeContact para artistas Plásticos Autistas com o tema “O Sol”. Ele concorreu com mais de 56 candidatos de todo o país.  

 

 

Daniela Bairros

Portador do Transtorno do Espectro Autista desde os 4 anos de idade, o macaense Davi dos Santos Portugal, atualmente com 9 anos, não deixou que o transtorno o impedisse de mostrar seu talento e criatividade com a pintura. Recentemente, ele participou do Festival Eye Contact para artistas plásticos autistas e conquistou o 3º lugar. Ele concorreu com mais de 56 candidatos de todo o país.

Filho de Jamile Portugal e Denis Portugal, Davi, que são macaenses, foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista aos quatro anos e apresentou habilidades para artes desde muito pequeno. E os pais sempre o incentivaram a aprimorar seus talentos. Hoje com nove anos, o talentoso Davi mostrou sua bela arte, pintado um quadro, com ajuda do artista plástico Luciano PauFerro, que o orientou e o auxiliou na produção da obra. Os pais o inscreveram no Festival EyeContact para Artistas Plásticos Autistas.

Segundo Grazi Gadia, fundadora do Eyecontact Lives Shaped by Autism (Festival para Artistas Plásticos Autistas), o objetivo do Festival de Artes foi reforçar e motivar que cada vez mais se use a arte como um caminho de socialização, transformação e inclusão social. Todos os artistas e familiares que participaram foram vencedores.

De acordo com  o artista plástico Luciano  PauFerro, a participação de Davi no festival é excelente para o incentivar a se socializar cada vez mais. “Trabalho já a alguns anos com autistas e o Davi mostrou sua habilidade com arte. Estávamos trabalhando juntos há cinco meses e ele pintou o quadro em uma única aula. Fiquei muito feliz em saber que ele participou do festival e conquistou o terceiro. Isso é ótimo para o incentivar cada vez mais”, ressaltou.

No Brasil, no dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Crédito: Nereida e Mireia Fotografias

 

 

 

 

 


 

Mais lidas do mês