Mídias Sociais

Cultura

Já pensou no cardápio desta Sexta-feira Santa e Páscoa? Chef de cozinha de Macaé apresenta Torta Capixaba

Daniela Bairros

Publicado

em

O chef do Le Blanc, Rafael Silva Carvalho Coelho, ensina o passo a passo da receita, que segundo ele, leva em torno de 45 minutos para ser servida, acompanhada de um vinho branco ou cerveja artesanal.

Daniela Bairros

A Páscoa está ai e, com ela, além dos ovos de chocolate, o consumo de peixes, principalmente na Sexta-Feira Santa. Mas, você já pensou no cardápio para reunir a família?

O chef de cozinha do Le Blanc, em Macaé, Rafael Silva Carvalho Coelho, ensina o passo a passo de uma receita, que segundo ele, leva em torno de 45 minutos para ser servida, acompanhada de um vinho branco ou cerveja artesanal: torta capixaba.

Segundo ele, é uma receita originária do Espírito Santo e muito consumida nesta época do ano, principalmente na Sexta-Feira Santa. “É um dos pratos mais tradicionais da culinária capixaba, junto com a moqueca”.

Ainda de acordo com o chef do Le Blanc, o prato é composto por vários mariscos, com peixe, bacalhau, siri, caranguejo, sururu (mexilhão), ostra e camarão. “Esta é a receita clássica. Mas algumas pessoas não gostam de alguns dos ingredientes, como a ostra e mexilhão e substituem. Há alguns variações”, explicou.

Passo a passo da receita

Como uma base de moqueca, no prato vai: cebola, tomate, coentro e alho. Refoga os ingredientes, coloco os mariscos, sendo que alguns podem estar pré-cozidos, entre eles o camarão. “Como o camarão vai cru, ele entra primeiro no cozimento. Os outros já são mais pré-cozidos, como o siri, caranguejo. Mistura os mariscos no tempero da moqueca e, por último, colocar palmito, bacalhau já cozido, que ajuda a absorver o líquido dos outros mariscos em cozimento para ficar uma massa mais seca”.

Tradicionalmente, a Torta Capixaba é servida na panela de barro, como a própria moqueca. Com a massa já feita, de acordo com o Rafael, é só acrescentar azeitonas, um pouco mais coentro, azeite. “Para a cobertura da torta, é só bater clara de ovo, joga em cima ainda quente e decora com rodelas de cebola e azeitona e leva ao forno para dourar. A torta pode ser servida quente ou fria”.

Com os mariscos já pré-cozidos, a torta capixaba leva em torno de 45 minutos  para ficar pronta. “Depende também da potência do  forno e  do fogão e para quantas pessoas o prato será servido”.

 

Crédito: Daniela Bairros

 

 

 

Mais lidas do mês