Daniela Bairros
Terminam nesta sexta-feira (26), as inscrições para a Feira da Onda Online, direcionadas aos alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro. O evento, organizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, será virtual e abordará o tema “Meu processo na quarentena”.
Para fazer a inscrição, o aluno deve preencher um formulário disponível no link https://forms.gle/Gj9fStWKrTmB14xf6 e no Portal da Fundação Rio das Ostras de Cultura, dentro da aba Feira da Onda Online 2020. O cadastro do aluno menor de idade precisa ser realizado via e-mail do responsável.
Como as aulas presenciais do Centro de Formação estão suspensas, a Feira ganhou o formato online para manter o isolamento social necessário ao período. Nessa nova versão, manteve a sua proposta de estimular a produção autoral dos alunos de música, dança, teatro e arte em geral, sob a orientação dos professores.
O evento deste ano será com postagens nas redes sociais, no período de 6 a 10 de julho, das mídias gravadas pelos próprios alunos em casa. Com isso, além de incentivar a produção dos estudantes, a Feira da Onda garante o amplo acesso de conteúdo artístico ao público, contribuindo para a formação cultural de muitas pessoas.
Todos os trabalhos produzidos têm como tema “Meu processo na quarentena” e são divididos em subtemas. Entre esses, Arte em casa; O que aprendi na Onda: Arte para refletir, Onda em Casa; Trabalhando na Escassez.
Antes de se cadastrar, os alunos devem procurar um professor para orientar a produção autoral. Os estudantes podem inscrever no máximo dois trabalhos, sendo um solo e um coletivo.
A produção deve ser feita com a gravação de vídeo caseiro, usando o celular ou câmera na posição horizontal e com a duração máxima de 4 minutos. Também é possível usar ilustrações e fotografias em posição vertical com a logo da Feira Onda Online no canto inferior.
Cada produção precisa ter, obrigatoriamente, uma abertura com a logo do festival, nome(s) do(s) aluno(s), curso e turma, já contabilizada no tempo total. Para os trabalhos em grupo, cada participante deve gravar o próprio vídeo que será reunido aos demais na edição. Outra opção é gravar por meio de um aplicativo de conferência virtual.
Não serão aceitos vídeos gravados em área externa ou, no caso dos trabalhos em grupo, com os integrantes na mesma casa, desrespeitando as orientações dos órgãos superiores de Saúde para o período da pandemia.
Todos os trabalhos serão avaliados por uma equipe de seleção composta pelos diretores artísticos e equipe técnica do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro.
Crédito: Divulgação