Mídias Sociais

Cultura

Fieis católicos participam nesta quinta-feira (11) de celebrações virtuais no Dia de Corpus Christi

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

 

Desde que a pandemia do novo coronavírus foi decretada e templos religiosos tiveram que fechar suas portas para evitar a propagação da doença, missas têm sido celebradas pelas redes sociais, por meio de transmissões ao vivo, e pela plataforma do Youtube. Nesta quinta-feira (11), dia em  que os fiéis católicos celebram Corpus Christi, os eventos religiosos serão virtuais e transmitidos por paróquias coordenadas pela Diocese de Nova Friburgo, que incluem igrejas de Macaé, Quissamã, Conceição de Macabu e Rio das Ostras.

Neste ano, não acontecerá a tradicional confecção dos tapetes de sal pelas ruas dos 19 municípios da diocese, mas após a Santa Missa haverá o translado do Santíssimo Sacramento. O percurso será realizado nos arredores das comunidades, tendo cada paróquia solicitado o aval das autoridades de seu município para a realização do evento. O sacerdote, o condutor do veículo e as demais, porém poucas, pessoas envolvidas, deverão utilizar máscaras de proteção.

Corpus Christi teve sua origem na Diocese de Liége (Bélgica), no século XIII, por meio da monja Agostiniana Juliana de Cornillon, que teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja.

No Vicariato Litoral, formado pelas paróquias de Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e Conceição de Macabu, a programação será:

Paroquia Nossa Senhora de Lourdes – Nova Aroeira (Macaé)

10h: Santa Missa, exposição e benção do Santíssimo

Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Quissamã)

8h - Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Traslado do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade. Durante o traslado, serão recolhidos gêneros alimentícios doados às famílias necessitadas.

Paróquia São Benedito – Jardim Mariléia (Rio das Ostras)

A partir das 9h: Jesus Eucarístico ficará exposto no átrio da Igreja; 15h: Saída do translado do Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro; 17h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia.

Paróquia São Vicente de Paulo – Beira Mar (Rio das Ostras)

15h: Santa Missa. Logo após, o Padre sairá em carro aberto com Santíssimo pelas ruas do bairro.

Toda a festividade terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia.

Paróquia São Jorge das Missões – Âncora (Rio das Ostras)

15h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Seguida de adoração e translado do Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do bairro.

Paróquia São Pedro – Triunfo

15h - Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia; 16h30: Translado com o Santíssimo Sacramento, com auxílio de carro de som.

Paróquia Nossa da Conceição (Conceição de Macabu)

8h: Translado com Santíssimo Sacramento percorrerá os bairros do município, finalizando em Macabuzinho com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Paróquia São José Operário – Parque Aeroporto (Macaé)

15h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Traslado do Santíssimo Sacramento pelas ruas do território paroquial.

 

 

Mais lidas da semana