Mídias Sociais

Cultura

Festim 2019: Festival de Esquetes de Macaé será realizado no Teatro Municipal em outubro

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Macaé se prepara para receber um dos maiores festivais de esquetes, o Festim. Neste ano, o evento vai para sua quarta edição e será realizado no Teatro Municipal de Macaé, nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 18h.

O Festim (Festival de Esquetes) de Macaé é um festival de esquetes/cenas curtas de teatro, numa mostra competitiva que premia grupos de todo o Brasil com prêmios em dinheiro, certificados e troféus. Serão R$ 2.500 em prêmios em dinheiro para os as três melhores esquetes, melhor direção, melhor ator, melhor atriz e melhor texto inédito. O Festim 2019 já está com bastante inscrições de grupos de teatro de toda região e até de outros estados. As inscrições ainda estão abertas. Para mais informações, visite o festim no instagram: @festimfestival e também no facebook e consultar o edital de inscrição.

Segundo Aldebaran Bastos, produtor geral e realizador do Festim, o evento tem o objetivo de celebrar o mês da cultura, formar novas platéias, incentivar grupos de teatro de várias vertentes de pesquisa. "O Festim, a cada ano, vem se tornando uma referência como vetor de cultura no interior do Estado do Rio de Janeiro, promovendo acesso gratuito à população, à arte e incentivando ações sociais que beneficiem tanto a cultura, a arte, aos artistas, aos produtores e a população carente da cidade", explicou. Assim como nas edições anteriores, para prestigiar o Festim, basta doar um quilo de alimento não perecível. Nos quatro anos de existência, as doações beneficiaram a Casa do Idoso (Imbetiba) e Fazenda Nova Esperança. Em 2018, quase uma tonelada de alimentos foi arrecadada. Os alimentos já podem ser doados e entregues nos seguintes pontos de doação: Supermercado Extra (Riviera Fluminense), Fortes Contabilidade, Colégio Aprovado, Farah Cultural e Escola Adagio de Dança. Ao doar o alimento, a pessoa pode colocar, em uma lista, telefone de contato para garantir o ingresso. "O mais importante é a adesão dos parceiros que a cada ano se torna mais concreta. Somente por meio deles é possível realizar o evento, já que um festival envolve tantas pessoas, prêmios, hospedagem, alimentação, mídia, entre outros", declarou.
Serão convidados jurados especializados na área e reconhecidos publicamente pelos seus trabalhos em nível nacional.  "Gostaria de agradecer a todos que contribuem para a realização do Festim 2019. Todos os parceiros e incentivadores e a todos que estão engajados na doação dos alimentos e também a equipe de produção do festival, que ainda são voluntários e acreditam no projeto. À equipe também meus agradecimentos: Marcelo Fonseca, Viviane Santos, Day Leal, Janaina Bastos, Pedro Araruna, Raphael Miranda, Izabel Cristina".

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana