Mídias Sociais

Cultura

Escola de Artes de Macaé realiza curso de técnica vocal com teatro

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro na secretaria da Emart, que funciona no Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro.

 

Daniela Bairros

 

A Emart (Escola Municipal de Artes Maria José Guedes) está com inscrições abertas para o curso (En)cantos de Hollanda. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro na secretaria da Emart, que funciona no Centro Macaé de Cultura, na Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro, das 9h às 18h.

As aulas são todas práticas e estão organizadas na forma de nove encontro com duas horas de duração cada, sempre às sextas-feiras, das 18h às 20h, a partir de 21 de setembro até 09 de dezembro. No ato da inscrição, é necessário apresentar documentos originais e xerox da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

O curso (En)cantos de Hollanda foi idealizado pelo maestro e cantor Jardel Maia e tem como enfoque principal a técnica vocal integrada intensamente à performance teatral. O mercado de teatro musical no Brasil é o terceiro no mundo e conta com um grande número de artistas em busca de aprimoramento.

Jardel Maia destacou que o curso contará com aulas de técnica vocal, desenvolvimento de ouvido harmônico, conhecimento de repertório, preparação para audições, interpretação da canção e uma performance de final de curso, na forma de um show com cenas das peças do maior dramaturgo do Teatro Musical Brasileiro: Chico Buarque.

“ O curso é voltado para atores-cantores que procuram aprimoramento vocal no repertório do Teatro Musical Brasileiro, em especial de Chico Buarque. Tem por objetivo descobrir e desenvolver o artista, de forma gradual, didática, divertida e libertadora, trabalhando as dificuldades específicas de cada aluno, na tentativa de uma expressão artística integrada. No curso a pessoa conhecerá um pouco desta faceta do Teatro Musical Brasileiro e seu desenvolvimento e é estimulado de acordo com sua experiência e capacidade, superando aos poucos suas limitações”,  frisou.

Ele comentou ainda que os objetivos do curso são: facilitar a formação integral e continuada do participante por meio da vivência nas linguagens artísticas que compõem o Teatro Musical;  apresentar durante os encontros, de forma interdisciplinar, lúdica e dinâmica, a integração da música e teatro; estimular a desinibição do ator através do canto; levar o ator ao universo do musical brasileiro por meio da técnica vocal e canto; proporcionar o conhecimento do repertório de Chico Buarque na dramaturgia brasileira, assim como o entendimento do estilo e da técnica para se cantar música popular em teatro.

A Emart funciona no Centro Macaé de Cultura, Av. Rui Barbosa, 780 - Centro.

Cronograma das aulas:

Local: Emart - sala 302.

Datas:

Início - 21 de setembro;

2ª aula - 28 de setembro;

3ª aula - 5 de outubro;

4ª aula - 19 de outubro;

5ª aula - 26 de outubro;

6ª aula - 09 de novembro;

7ª aula - 23 de novembro;

8ª aula - 30 de novembro;

9ª aula - 09 de dezembro.

Sobre Jardel Maia

Jardem Maia é licenciado em Música pela UFRJ, Mestrando em Educação pelo Instituto Ideia / Universidad Iberoamericana (PY), Pós-graduado em Gestão e Políticas Educacionais pela CLAEH Montevidéu (Uruguai) e Especialista em Fisiologia da Voz (FIV) pelo Centro de Estudos da Voz (CEV-SP). Professor Substituto da UFRJ em 2006.

É maestro,cantor e arranjador. Atuou nas Óperas "ORFEU de Monteverdi", "Amahl" e os "Visitantes da Noite" direção de Pedro Paulo Rangel, participou da estreia mundial da Ópera "O Pagador de Promessas".

Assinou a preparação vocal de “Os Cigarras e os Formigas”, “O Patinho Feio” direção de John Neschling e "Farsa", com Cláudia Ohana e direção de Luiz Arthur Nunes. Recebeu Prêmio Shell em Música (2006) com a peça "Auto do Ururau".

É autor e Diretor Musical de Cansei de Ser Bonzinho e Sociedade Ambulante S/A, este último realizou uma tournée em sete cidades e oito teatros do Rio de Janeiro pelo circuito SESI. Direção Musical da Prática de Montagem do Musical Chorus Line na CAL. Em 2014 atuou como preparador vocal do quadro Artista Completão da Rede Globo, tendo como pupilo o ator Aílton Graça, foi preparador cocal da peça "Monólogos da Faxina" com Patrícia Pinho e Evelin Castro. Integra a equipe de professores do Curso Mergulho no Musical da CAL, é professor de canto do estúdio VOCE, CEFTEM e da Emart e faz parte do corpo docente da Faculdade CAL - Instituto CAL de Arte e Cultura. Se mantém como Julgador do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, no quesito Harmonia, desde 2013.

Crédito: Rui Porto Filho

 


 

Mais lidas do mês