Mídias Sociais

Cultura

Em São Pedro da Aldeia, marcos históricos da cidade são homenageados com decoração do carnaval 2020

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

O carnaval 2020 em São Pedro da Aldeia, além de proporcionar muita alegria aos foliões e turistas com os desfiles dos blocos, resgata a história da cidade. Neste ano, as secretarias adjuntas de Cultura, de Esportes e Lazer, preparou uma ornamentação especial para o CarnAldeia. Com o tema “Resgatando a Nossa História”, a decoração do carnaval aldeense homenageia os marcos históricos, patrimônios culturais e bens naturais da cidade. Nove peças decorativas foram confeccionadas pelo artista plástico e agente cultural da cidade, Flávio Rangel. Totens e banners serão instalados em toda extensão da Avenida São Pedro, na entrada da cidade, e na Praça Agenor Santos.

As peças são uma composição de figuras icônicas carnavalescas ambientadas em espaços e elementos da memória local. Os trabalhos artísticos retratam a Casa da Flor, a Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo, o Canhão, a Casa dos Azulejos, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a Lagoa de Araruama, o Coreto e os Moinhos. Além dos banners, os espaços públicos do centro da cidade também vão ganhar ornamentação com serpentinas.

O processo de elaboração das peças envolveu a criação dos desenhos em aquarela pelo artista Flávio Rangel e a digitalização das artes finais, feitas pelo designer gráfico da Secretaria de Esportes e Lazer, Pedro Bulcão, em um trabalho que durou, aproximadamente, quinze dias.

CarnAldeia 2020

A abertura oficial da folia aldeense acontece nesta sexta-feira (21) com a passagem dos blocos “Deixa Amor”, no Boqueirão, “As Poderosas”, no Baixo Grande, e “Sou Tainha, Já Fui Piranha”, no Centro, além do show principal com o grupo Bateria Diferente no palco da Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). A programação de shows vai contar, ainda, com apresentações de DJs, da Banda da Aldeia, Grupo No Hall, André Vianna e Raylane Mendes e Grupo Nada Igual, de sexta a terça-feira de carnaval, a partir das 21h30. Nos bairros e nas orlas das praias, a animação diurna será garantida durante quatro dias de Carnaval com o desfile dos blocos de rua.

Crédito:  Divulgação

 

Mais lidas da semana