Mídias Sociais

Cultura

Em Rio das Ostras, Teatro Popular apresenta neste sábado (26) espetáculo Jongo da Serrinha

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Grupo Cultural Jongo da Serrinha sobe ao palco às 19h, com entrada franca.

 

 

Daniela Bairros

O Teatro Popular de Rio das Ostras apresenta neste sábado (26), às 19h, o espetáculo “Tia Maria – Rainha do Jongo da Serrinha”. O espetáculo será apresentado pelo Grupo Cultural Jongo da Serrinha, com entrada franca, e vai homenagear a matriarca Maria de Lourdes Mendes, a Tia Maria.

O espetáculo vai contar a história de vida e a trajetória da Tia Maria desde as suas raízes no jongo e no samba até a fundação da grande escola de samba Império Serrano.

 Sobre o Jongo da Serrinha

O grupo Jongo da Serrinha tem como objetivo preservar o ritmo, considerado um dos pais do samba. Para isso, levou o jongo dos quintais do Morro da Serrinha para os palcos. O grupo também busca a promoção social da comunidade, empreendida por intermédio de iniciativas educacionais da ONG (Organização Não-Governamental) Grupo Cultural Jongo da Serrinha.

Criado por Mestre Darcy Monteiro e Vovó Maria Joana Rezadeira, o Jongo da Serrinha se orgulha pelo registro do jongo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como o primeiro Bem Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o Jongo

Originário da região do Congo-Angola, na África, o jongo chegou ao Brasil com os negros da nação banto trazidos como escravos para as fazendas do Vale do Rio Paraíba. Com o fim da escravidão, eles migraram para a capital, o Rio de Janeiro, instalando-se por falta de opção nos morros cariocas. E lá mantiveram seus costumes, entre eles o jongo, cuja tradição era transmitida oralmente de pai para filho e a dança, exclusiva dos mais velhos da comunidade.

Crédito: Divulgação

 

 


 

Mais lidas do mês