Mídias Sociais

Cultura

Em Macaé, Solar dos Mellos realiza noite de autógrafos e café literário com poetas

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

O Solar dos Mellos, conhecido também como Museu da Cidade de Macaé, promoveu, ao longo do mês, três dias de café literário. No último dia 20, foi comemorado o Dia do Poeta e o Dia da Poesia será realizado nesta quinta-feira (31), aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. O projeto do museu integrará as ações do PlusPoesia, da Secretaria de Cultura de Macaé, que vem promovendo eventos literários pela cidade durante estes onze dias. Os eventos estão sendo realizados às 18h, com entrada franca.

Nesta terça-feira (29), a programação é da noite de autógrafos feminina. As poetas Conceição de Maria Rosa, lançando o seu livro ‘Pedaços de Mim’, e Liliane Barboza, com o seu ‘Mulher - Sentimentos & Sentidos’, vão participar de uma de uma Roda de Conversa sobre os seus trabalhos.

‘Mulher - Sentimentos & Sentidos’, publicado pela Editora Autografia, foi lançado em julho de 2018, na Festa Literária de Paraty. O livro, que foi criado no cotidiano da jornalista Liliane Barboza, traz as suas impressões sobre a mulher em algumas de suas muitas versões e angústias em meio a uma cultura machista.

Já Conceição de Maria traz em seu livro muito de Macaé, como os poemas intitulados ‘Parque Aeroporto’ e o ‘Irene Meirelles’. A publicação é da Editora Taba Cultural, impresso pela Editora Vozes Ltda. A poeta já havia participado de Coletâneas: Álbum um Verso; Preces e Reflexões; Mulher, eterno tema; Sempre Primavera ; Palavra Expressa e Antologia dos Poetas Macaenses. Mas, segundo a autora, o ‘Pedaços de Mim’, lançado em 2018, é o primeiro livro em que ela se põe inteira.

Nesta quarta-feira (30), o Café Literário Especial ‘PlusPoesia’ receberá os autores Marcos Aurélio, lançando o seu ‘Metapoética’, e Savio Araújo, apresentando o seu ‘Carne da Era’. O evento será encerrado na quinta-feira (31) com um sarau de poetas da cidade. Segundo Gerson Dudus, organizador do evento, PlusPoesia é usado para demonstrar a multiplicidade de caminhos da poesia e dos poetas contemporâneos, numa ressonância com o desejo dos poetas alemães no século XVII.

O movimento literário

PlusPoesia surgiu na Alemanha, no final do século XVII. O primeiro círculo de poetas românticos reunia-se na cidade de Jena. Desse círculo participam grandes nomes da literatura alemã, entre eles os irmãos Wilhelm e Friedrich Schlegel e, mais tarde, com a fundação da revista Athaeneum, o poeta Novalis. Seu livro Pólen foi um marco na crítica literária, pela nova forma que usava: em fragmentos e aforismos. Nele aparece o conceito de PlusPoesia, que foi criado por Novalis para se referir à poesia objetiva, lúcida e bela.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Mais informações pelo telefone: (22) 2759-5049. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana