Mídias Sociais

Cultura

Em Macaé, Festa de Santo Antonio reúne mais de 15 mil pessoas

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Balanço foi divulgado pela Paróquia Santo Antonio. Ponto alto  da festa foi o show do cantor Sérgio Reis, que encerrou a programação deste ano.

Daniela Bairros

Quinze mil pessoas. Este foi o número contabilizado pela Paróquia Santo Antonio Macaé durante a festa do padroeiro. Além da programação religiosa, incluindo missas e procissão, a festa teve o brilhantismo musical, com a apresentação do cantor Sérgio Reis, que neste ano encerrou a programação.

A festa teve início no último dia 12 e seguiu até o dia 17. Foram missas, queima de fogos, show da Orquestra Paulista de Viola Caipira, que tocou sucessos bastante conhecidos, entre eles, “Romaria”, que emocionou o público.

No dia do padroeiro (13), a tradicional procissão luminosa em honra ao Santo percorreu as principais vias do bairro Visconde de Araújo, reunindo mais de trêsmil fiéis, e contou com algumas novidades. Entre elas, a elevação de três andores,  além do grande homenageado, Santo Antônio , os de Santa Teresinha e São Cristóvão (respectivamente padroeiros das comunidades do Campo D’Oeste e do Novo Horizonte, pertencentes à Paróquia, também foram prestigiados).

A Missa Campal em homenagem ao padroeiro foi celebrada na praça em frente à Igreja, sendo presidida pelo pároco, padre Gleison Lima, e concelebrada pelo vigário paroquial, padre Amauri da Silva, e pelo padre José Luís Bustamante, pároco da São João Batista, que proclamou o Santo Evangelho.

Durante a homilia, o padre Gleison ressaltou a popularidade de Santo Antônio, mundialmente devotado e com maior número de milagres reconhecidos pela Igreja Católica. Também destacou que devemos ter Santo Antônio como exemplo de vida e um coração que se aproxime ao seu. “Somos chamados por Deus, assim como Antônio, que foi e venceu. Precisamos entrar no grande campo que é o mundo e jogar para ganhar. É tempo de recomeçar e pedir perdão. Que possamos ser instrumentos de paz e pureza. Não instigar e nem provocar ninguém. Deus quer que nosso coração seja fértil , ressaltou o sacerdote, que no contexto da Copa do Mundo, afirmou a vocação do ser humano para a vitória.

A data coincidiu com o último dia da Trezena, sendo rezado o responso de Santo Antônio e distribuição dos tradicionais pãezinhos em homenagem ao padroeiro. A banda The Semens (As Sementes) apresentou-se após a Santa Missa, animando e esquentando o público com músicas católicas e também com um vasto repertório de MPB. Após a Santa Missa, a apresentação da noite ficou por conta da Banda Dom, que cantou vários sucessos. O show encantou os fiéis, em um clima de muita paz e louvores a Deus.

O quarto dia de festejos começou com a Santa Missa celebrada pelo padre Jorge Moreira, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que conclamou os fiéis a se inspirarem em Santo Antônio para uma vida coerente com o Evangelho deixado por Jesus Cristo.

A noite de sexta-feira (15) teve atrações para todas as idades e lotou a praça do Visconde. Incluindo uma apresentação do Patati Patatá Cover, que encantou as crianças com um show lúdico e que terminou com pedido de paz para a nova geração, cativando as famílias presentes.

Na sequência, o grupo de quadrilha Lua de Prata, do bairro Lagomar, retornou à comunidade para dançar clássicos dos festivais. Debaixo de chuva, os componentes mostraram que a paixão pela tradição junina supera qualquer desafio, arrancando aplausos do público.

Encerrando a noite, o macaense Ricardo Badaró interpretou músicas que atravessam gerações, desde clássicos de João Bosco e Alceu Valença, passando por composições de artistas locais, como do letrista Gerson Luiz. O espaço ainda se transformou numa roda de samba que animou pessoas de todas as idades, numa apresentação memorável e empolgante.

A programação do penúltimo dia começou cedo, com uma tarde voltada para as crianças. A “tarde kids” contou com brincadeiras, louvores e bastante diversão para a garotada. À noite, a Missa foi presidida pelo Frei Zeca, que logo após se apresentou no palco do evento. Com um repertório católico, o frei caminhou por músicas de seus vários CDs gravados, como “Em tuas mãos, Senhor”, “Pra ser feliz” e faixas dançantes do CD “Forró do povo de Deus”, animando e emocionando o público com as suas palavras de amor e dedicação à Maria e a Jesus Cristo. O “Evangelizashow” de carisma, fé e testemunho marcaram o penúltimo dia do evento dedicado a Santo Antônio.

No domingo (17), último dia da festa de Santo Antônio, a praça ficou lotada e o público bastante animado. A Santa Missa que geralmente acontece aos domingos às 9h, teve seu horário alterado para as 10h. Logo em seguida, começou a ser servido o almoço, um churrasco especial dedicado à família. Às 15h, os paroquianos puderam assistir a estreia do Brasil na Copa do Mundo, contra a Suíça: um telão foi especialmente montado no palco para que ninguém perdesse nenhum lance da partida.

 

 

 

A Missa de encerramento iniciou-se às 18h, sendo celebrada pelo pároco, padre Gleison, e em seguida os fiéis puderam assistir ao show do cantor Sérgio Reis, que fez um apanhado dos seus maiores sucessos, entre eles “Filho Adotivo” e “Panela Velha”. A organização estima a presença de cerca de 10 mil pessoas apenas nesta noite de despedida da festa.

Crédito: Pascom Santo Antonio

 

 

 

Mais lidas da semana