Mídias Sociais

Cultura

Em Macaé, exposição “Um ser Mulher – do Útero à Luta” vai até sexta-feira (29)

Publicado

em

 

Nesta quarta-feira (27), para despedida da exposição, será realizado o Café Literário do Solar dos Mellos, às 19h.

 

Daniela Bairros

A exposição “Um ser Mulher – do Útero à Luta” termina nesta sexta-feira (29) no Solar dos Mellos. Nesta quarta-feira (27), para despedida da mostra, será realizado o Café Literário do Solar dos Mellos, às 19h, com o tema “Fotopoesia”.  Na sexta-feira (29),  voluntários juvenil ‘Beyond The Wall”, que quer dizer Além das Barreiras, irá oferecer uma oficina de cartazes e debate sobre a temática feminina e o voluntariado a turmas do Ensino Médio do Ciep Municipalizado 393, na Aroeira

A exposição em celebração ao mês da mulher foi inspiração para os produtores culturais do museu, para professores de fotografia, para educadores sociais e para jovens voluntários. Esta edição do ‘Café Literário’ terá a participação de alguns dos fotógrafos expositores que abordarão seus processos criativos dentro dos diferentes estilos e técnicas. O produtor cultural e poeta Gerson Dudus, será o mediador do projeto.

Já na sexta-feira (29), o ‘Beyond The Wall’ será o promotor do debate. Na última semana, membros do grupo visitaram a "Um 'ser' Mulher – do Útero à Luta" e a partir disto produziram cartazes homenageando mulheres que se destacaram na arte, na política, na ciência e em outras áreas. Além dos cartazes, os jovens de diferentes escolas particulares e públicas do município providenciaram a decoração de caixas para a coleta de donativos em cada uma das unidades de ensino representadas. Os artigos de higiene pessoal feminina recebidos ou comprados com recursos de ações entre amigos, venda de doces e de botons serão doados à Ong Pares Carita de apoio a mulheres refugiadas e em situação de rua.

O grupo, que utiliza o slogan ‘Seja a mudança que você quer no mundo’, não tem vínculo com instituições religiosas ou políticas. Ele foi criado por quatro amigas há um ano e hoje conta com cerca de 70 voluntários de todas as idades. O núcleo de ação é formado por aproximadamente vinte moças e rapazes entre 14 e 18 anos. Os jovens já distribuíram quentinhas a moradores de rua, material escolar a uma creche social, doaram ventiladores ao Sentrinho-Macaé com recursos de um bazar de roupas usadas e também tempo e afeto aos alunos da Apae-Macaé. (Saiba mais em facebook.com/bbeyondthewall).

A exposição dos trabalhos de Aline Prado, Amanda Morais, Arthur Damasceno e Letícia Paizante, Chaynala Moret, Leandro Cunha, Lis Guedes, Muniqui Eilid, Silvia Jardim, Thuanni Guimarães e Xamin estará aberta esta semana até sexta-feira, das 8h às 18h. A classificação etária é 14 anos. Toda a programação é gratuita. O Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana