Mídias Sociais

Cultura

Em Cabo Frio, Mart apresenta exposição temporária “Terra de Quilombo, retrato de uma etnia”

Avatar

Publicado

em

 

Mostra será aberta no dia 29 de setembro, às 16h, durante a Feira Agroecológica do Convento, que acontece nos jardins do museu.

Da redação

 

O Mart (Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio) apresenta, a partir do dia 29 deste mês, a exposição temporária “Terra de Quilombo, retrato de uma etnia. A mostra será aberta às 16h, durante a Feira Agroecológica do Convento, que acontece nos jardins do museu.

A nova exposição temporária do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart) - “Terra de Quilombo, retrato de uma etnia” - traz ao público, através das fotografias de Ricardo Alves, a cultura dos quilombos remanescentes de Preto Forro, Maria Romana, Botafogo, Maria Joaquina e Fazenda Espírito Santo, em Cabo Frio.

Utilizando a fotografia como instrumento na assistência técnica à agricultura familiar desde 1999, Ricardo Alves possibilita a valorização, o reconhecimento e a identificação de comunidades remanescentes de quilombos da Região dos Lagos fluminense, por meio de imagens em cor e preto e branco.

Uma amostra do registro documental do técnico agrícola e fotógrafo que alia a arte e a técnica da fotografia no trabalho iniciado em 2011, quando passou a atuar junto à comunidade de Preto Forro, que havia recentemente conquistado sua regularização fundiária.

A tradição musical e objetos das comunidades compõem o percurso expositivo, contribuindo para comunicar o cotidiano quilombola.

A abertura será no dia 29 de setembro, às 16 horas, durante a Feira Agroecológica do Convento, que acontece nos jardins do Museu, e contará com a apresentação do “Batuque Quilombola” (Quilombo de Sobara), “Afronide” (Quilombo Preto Forro) e o “Grupo Raízes do Quilombo” (Quilombo Botafogo), com samba fundo de quintal. E para degustar: feijão amigo!

A mostra permanece aberta ao público até 19 de janeiro de 2019.

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio funciona no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio, Centro – Cabo Frio.

Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 10 às 17h; e aos sábados e feriados, das 14 às 18h.

Crédito: Divulgação

Mais lidas do mês