Mídias Sociais

Cultura

Em Búzios, Cinema Público, localizado na Rasa, oferece lazer e cultura de graça à população

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Cine Teatro Rasa é gratuito e destinado aos moradores da cidade e estudantes, que têm a oportunidade de entrar em contato com uma produção cinematográfica diversificada e peças de teatro.

Daniela Bairros

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente 10% das cidades brasileiras possuem cinema e metade dos brasileiros nunca foi a cinemas e teatros. Contrário a esta realidade, a Prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, construiu o Cine Teatro Rasa, que é gratuito e destinado aos moradores da cidade, principalmente, estudantes que têm a oportunidade de entrar em contato com uma produção cinematográfica diversificada e peças de teatro.

Além de proporcionar lazer e cultura, o Cine Teatro Rasa tem uma importante função social e é ocupado por coletivos, associações de moradores, igrejas, e escolas, para exibição de filmes e realização de eventos culturais. O Cine Teatro Rasa é o cinema de Búzios e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, está aberta a que mais projetos comunitários ocupem o espaço. O Cine Teatro Rasa exibe filmes do circuito comercial sem custo para os moradores de todos os bairros da cidade. As sessões são gratuitas.

O Cine Teatro Rasa possui 119 poltronas de couro, sendo quatro destinadas a pessoas com mobilidade reduzida. A estrutura também possui, dentre outros itens, tratamento acústico, iluminação, tela de cinema, acessibilidade, ar-condicionado e projetor digital.

Localizado na Avenida José Bento Ribeiro Dantas – Praça do INEFI, Rasa, o Cine Teatro foi construído na antiga capela do Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI),  e tem a proposta de exibir filmes brasileiros  e internacionais. Por ser um cinema sem fins lucrativos, através de um convênio, tem permissão de exibir filmes recentes sem custos para o município. São três sessões aos sábados e duas sessões aos domingos, sempre lotadas.

Crédito: Ascom/Búzios

 

 

 

 

 

 

 


 

Mais lidas do mês