
Bloco Infantil, com a Cia Chirulico, sairá na Orla de Imbetiba, das 14h às 18h. Galo da Meia Noite desfila pelas ruas do Centro de Macaé, das 14h às 0h.
Daniela Bairros
A criançada também tem vez no Carnaval de Rua 2019 de Macaé. O Bloco Pentelhinhos, com a Cia Chirulico, animará o domingo de carnaval (03), com desfile pela Orla de Imbetiba, das 14h às 18h. Na segunda-feira de carnaval (04), o Bloco do Galo da Meia Noite sairá pela Rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro. A concentração será às 14h na Rua Dr. Júlio Olivier, 633, em frente à Rinha das Artes, com saída às 18h da Rua Dr. Júlio Olivier até a Teixeira de Gouveia, Rua Papa João XXIII, Avenida Agenor Caldas, Avenida Elias Agostinho (Orla de Imbetiba).
Bloco Pentelhinhos
Segundo Samuel Marques, responsável pelo Bloco Pentelhinhos e Chaplin’s, toda estrutura existente no carnaval de Rio de Janeiro serviu de inspiração para o resgate do Carnaval de Rua de Macaé. “Pensamos nos blocos tradicionais, de como era a boa a movimentação da folia em frente ao bar do meu pai Samuel, o Chaplin’s Bar, os carnavais dos clubes, a batalha de confete na Imbetiba. Sempre envolvendo familiares, amigos e muita diversão”. Ao final do Carnaval de Rua Macaé 2017, quando foi lançada a história do resgate, havia a necessidade de um bloco voltado para o público infantil. Foi então, que em 2018, nasceu o Bloco Pentelhinhos, que por essência mistura músicas infantis em ritmo de carnaval e tem sempre a presença de um animador infantil para brincar junto com as nossas crianças. “Agora sim estava completo o nosso carnaval da família”, ressaltou Samuel.
Bloco Galo da Meia Noite
Em 2017, o Bloco Galo da Meia Noite foi criado pelo Grupo Teatral ACTO como parte dos seus projetos de cultura. A alusão ao galo se deve ao fato que o ACTO tem como sede a Rinha das Artes, que há 40 anos era usado para a prática de briga de galos. Hoje, revitalizado, a Rinha é um espaço independente voltado à cultura. O Bloco Galo da Meia Noite cumpre a função de agregar ao ACTO e a Rinha mais uma referência de manifestação cultural em Macaé.
Crédito: Divulgação