Mídias Sociais

Cultura

Começa nesta quinta-feira (18), em Macaé, a 2ª Oktoberfest no estacionamento do Shopping Plaza Macaé

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Na quinta e sexta-feira, programação começa às 18h. No sábado (20), a festa começa às 13h, com entrada franca.

Daniela Bairros

Começa nesta quinta-feira (18), em Macaé, a 2ª Oktoberfest no estacionamento do Shopping Plaza Macaé.  O evento segue até o próximo sábado (20). Na quinta e sexta-feira (18 e 19), a programação começará a partir das 18h e no último dia, no sábado, às 13h, com entrada franca.

As apresentações das danças típicas alemãs serão feitas pelo grupo Bauerngruppe de Petrópolis. Uma das atrações será o concurso de chopp a metro onde cinco  concorrentes deverão beber 500ml de cerveja sem "babar", derramar,  nem parar.  Ganha quem terminar primeiro. Todos os dias haverá vários shows e palestras com beer summelieres. A proposta dos organizadores é fortalecer a cultura da cerveja artesanal em Macaé, cidade pioneira na produção de cerveja.

Além da praça de alimentação, composta por 10 estandes com comidas típicas alemãs, a 2ª Oktoberfest Macaé terá a participação de  11 cervejarias:  Show de Bola, Ostra Beer, Zébeer, Allus, Cara de Onça, Vila Alemã, Beach Brothers, Bière Moulin, Ashby, Noi e Matumbier. A criançada também poderá se divertir na área Kids do Tio Felipe. A Oktoberfest Macaé é uma realização da Rede Novo e do Polo Cervejeiro Macaense.  Serão mais de 50 rótulos diferentes de cervejas artesanais representando todas as quatro escolas cervejeiras do mundo: Alemã, Inglesa, Belga e Americana.  Fora isso, teremos cervejas da emergente escola cervejeira brasileira, representada por cervejas com frutas tropicais (goiaba, maracujá, cajá etc.) e até mesmo cerveja com infusão de cachaça (genuinamente brasileira).

No dia 18 (quinta-feira), os shows musicais estarão por conta da banda VMax, 19h,  seguida da apresentação de dança alemã com o grupo Bauerngruppe e a cantora Flávia Duboc se apresenta às 21h30. Dia 19 (sexta-feira), após a dança alemã, banda Los Confrades  e banda Black Pepper. No último dia, 20 (sábado), a festa começa mais cedo com atrações a partir das 17h: Banda El Patron, dança alemã, Banda Caravellas e Banda Km Rodado. Todos os dias haverá o concurso de chope a metro.

O evento tem o apoio institucional da  Prefeitura de Macaé, Shopping Plaza Macaé, Rádio Hits FM (99,7) e Hotel Rosa Mar. A Oktoberfest é um festival de tradições germânicas que ocorre no mês de Outubro fazendo jus ao nome, pois em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival. Ela é uma das celebrações que surgiram no mundo,  similares à Oktoberfest de Munique, na Alemanha. No Brasil,  além das que ocorrem em Blumenau, as "Oktobers" acontecem em diversos estados. A primeira cidade a promover o evento foi Blumenau, colonizada por alemães. No início da década de 80, empresários e representantes de entidades de classe e o poder público da cidade se uniram e idealizaram um evento onde esta cultura pudesse ser celebrada e mostrada ao mundo. Na década de 90 e início dos anos 2000 a festa consolidou-se como um dos maiores eventos turísticos do Brasil e uma das maiores Oktoberfests do mundo.

Crédito: Divulgação

 


 

Mais lidas do mês