Mídias Sociais

Cultura

Carapebus prepara festa para comemorar 23 anos de emancipação nesta terça-feira (13)

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Na programação do aniversário da cidade, desfile cívico e show com a banda Os Piratas.

Da redação

A cidade de Carapebus está nos preparativos finais para comemorar os 23 anos de emancipação político-administrativa, nesta terça-feira (13). Para comemorar a data, a Secretaria de Educação preparou uma programação, com desfile cívico que vai começar a partir das 15h, e em seguida, show com a banda Os Piratas.

As 14 escolas vão entrar na avenida com o tema “Carapebus e seus encantos”, que tem como inspiração, a música, composta pelo carapebuense Carlos Alberto, conhecido como Ticalo, que fala das belezas da cidade. As escolas,  durante o desfile,  apresentarão as metas que foram alcançadas em 2017.

Além das escolas,  as secretarias irã desfilar, mostrando parte dos seus trabalhos desenvolvidos, como por exemplo, projeto da Guarda Mirim, da secretaria de Segurança e Trânsito, o artesanato da secretaria de Cultura; o projeto “De bem com a vida” , da secretaria de Assistência Social,  entre outras atividades que serão  apresentadas à população.

De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita Marinete Manhães, as escolas estão preparando uma grande apresentação para os desfiles. “Além das escolas,  teremos apresentação de bandas de cidades vizinhas, que foram convidadas. Também representando a cidade teremos os esportes nas modalidades de jiu jitsu, motocross, ciclismo, o Clube do Cavalo e o desfile das secretarias representadas pelos seus funcionários”, finalizou Marinete.

A emancipação foi um grito de liberdade dos Carapebuenses que desejavam e viam o desenvolvimento da cidade através da emancipação de Macaé. Até 1995, Carapebus era o 3º distrito de Macaé,  quando no dia 13 de março foi dado o grito de independência, conhecido pela população como “o dia do SIM”. O plebiscito aconteceu no Real Clube de Carapebus, tendo vencido o SIM por uma maioria esmagadora de 3497 contra 148 votos. Foi realizada uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória.

Crédito: Divulgação

 


 

Mais lidas do mês