Mídias Sociais

Cultura

Cabo Frio terá novembro movimentado com a realização de eventos esportivos e aniversário da cidade

Publicado

em

 

Da redação

Feriados, eventos esportivos e aniversário da cidade devem movimentar o município no mês que antecede o início do verão.

Mais de duzentos mil visitantes são esperados em Cabo Frio somente neste mês de novembro. A grande movimentação é resultado de três feriados, além de atividades esportivas e eventos em celebração ao aniversário do município. Tudo isso, no mês que antecede a chegada do verão, que a cidade deve receber ainda mais visitantes.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 60 mil pessoas devem circular pela cidade durante este fim de semana, devido ao feriado dos Finados; Já para os feriados da Proclamação da República e Consciência Negra, a previsão é de 90 e 50 mil pessoas, respectivamente.

Para a rede hoteleira, a expectativa é das melhores. “Novembro é, normalmente, um mês muito bom para a rede hoteleira: é quando esquentam as vendas de alta temporada. Os feriados dos dias 2 e 20 serão bons, mas, historicamente, o do dia 15 é o que tem maior procura”, explica Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis de Cabo Frio.

Segundo ele, em termos de ocupação, a expectativa é de 90% para o feriado de Finados e da Proclamação da República, e em torno de 80% para o da Consciência Negra. “Esse ano, além do feriado do dia 2 cair numa sexta-feira, o que já ajuda muito, acabaram as eleições e, com isso, as pessoas começam a lembrar das férias de fim de ano”, completou.

Em missão oficial na China com o prefeito Dr Adriano Moreno, o secretário de Turismo, Radamés Muniz, comentou que está trabalhando para fazer de Cabo Frio um destino turístico para os chineses.

“Estamos fazendo vários contatos tanto para atrair empresas para Cabo Frio, quanto para atrair turistas chineses, que é um público que gosta do Brasil. Numa rápida apresentação que fizemos da cidade, com vídeos e folheterias, eles se mostrando encantados com nossas praias e belezas naturais. Os chineses são turistas que consomem no destino, que movimentam a economia das cidades por onde passeiam, e são o tipo de público que estamos precisando e buscando”, comentou.

Programação intensa no município - Além dos dois feriados nacionais e do feriado estadual, em novembro Cabo Frio terá algumas atrações, que devem ajudar a movimentação. Entre elas dois mega eventos esportivos que, juntos, devem atrair mais de 3 mil pessoas: O XVIII Sul-Americano de Va’a, que acontece entre os dias 17 e 21 de novembro e o X Aloha Spirit Festival, de 23 a 25, ambos na Praia do Forte.

Organizado pela Ecooutdoor Sports Business com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e da Secretaria de Turismo, o campeonato Sul-Americano de canoas havaianas reunirá mais de 500 atletas do Brasil, Argentina, Chile, Guiana Francesa, Panamá, Perú, Rapanui e Venezuela para competições nas categorias Paravaa, Júnior, Open, Master 40 / 50 / 60 e 70, em canoas individuais, e canoas para seis remadores.

Já o Aloha Spirit, considerado o maior festival de esportes aquáticos da América Latina, deve reunir mais de 2.500 pessoas entre atletas, equipe técnica e amantes do esporte do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. Válida como etapa do Mundial de Stand Up Paddle, da Paddle League, tem competições nas modalidades de Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman, Apneia e Beach Run.

Antes disso, até o dia 04, a Praça do Guta, em frente à Praia do Forte, será cenário da Arte da Praia, uma feira de artesanato, organizada pela Casa do Artesanato de Tamoios para a venda de vários objetos, artesanato local, espaço gourmet e oficinas.

Já no dia 11 o bom velhinho chega a Cabo Frio, antecipando as comemorações de Natal. A ação será promovida pelo Cabo Frio Convention & Visitors Bureau através de agência Tropic, com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Turismo, através da Superintendência de Turismo Histórico e Social. Depois de se instalar, Papai Noel fará um passeio pela cidade: no dia 13 ele passa por Tamoios e depois pelo Centro do município.

Também no dia 13, data do aniversário de 403 anos de Cabo Frio, estão programadas missa solene, alvorada, shows musicais e uma edição especial do projeto Caminhos da História, com percursos a pé, de ônibus e de barco.

De acordo com Rosemarie Teixeira, superintendente de Eventos da Secretaria de Turismo, “algumas atrações ainda estão sendo fechadas através do gabinete do prefeito porque dependem da confirmação de apoios e patrocínios. Mas a ideia é termos artistas locais se apresentando em shows musicais na Praça Porto Rocha e em Tamoios, valorizando nossa própria cultura”, explicou.

Nos dias 24 e 25 o Peró também terá uma série de atividades por conta da programação de Abertura Oficial do Verão, realizada pela Associação Comercial e Turística da Costa do Peró.

Também no dia 25 acontece o tão esperado hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró. Neste mesmo fim de semana Cabo Frio sedia o Encontro de Carros Antigos.

O mês de novembro termina com uma Cantata de Natal na Praça da Melhor Idade, no dia 30.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Mais lidas do mês