Mídias Sociais

Cultura

Búzios realiza, em agosto, 4º Circuito Arte com exposição de vários artistas a céu aberto

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

 

O balneário mais charmoso do estado do Rio de Janeiro, Búzios, realiza entre os dias 09 e 18 de agosto, o 4º Circuito Arte Búzios 2019. O evento todos os anos reúne artistas da cidade, região e até mesmo de outros estados. Serão exposições, durante duas semanas,  a céu aberto nos principais pontos turísticos, ruas, restaurantes, pousadas e galerias.

O evento, que é uma iniciativa da artista Flory Meneses e da produtora Luciana Fajardo,  já conta com mais de 120 Artistas inscritos para esta edição, onde vão expor suas obras em dezenas de estabelecimentos e em áreas públicas da cidade. Os principais pontos que irão receber a exposição ao ar livre são Orla Bardot, Rua das Pedras, Porto da Barra, além de praças, pousadas, galerias e até restaurantes.

Também são realizadas oficinas com diferentes modalidades artísticas, como pintura, escultura, desenho, fotografia, mosaico, pintura para crianças, Arte Urbana, pintura em espátula. Algumas dessas oficinas são gratuitas para crianças e adultos e outras pagas, todas realizadas no Espaço Cultural Zanine e Rua das Pedras.

Vernissage em seis galerias locais, além da Exposição Coletiva temática “Inspira Búzios”, com 50 artistas participantes no Espaço Cultural Zanine e apresentação de dez artistas de Arte Urbana, que estarão fazendo obras de pintura ao vivo na Rua das Pedras, estarão no encerramento do evento.

Segundo Flory Meneses, a ideia é quebras paradigmas da arte sempre expostas em locais adequados e trazê-la para os locais públicos e ao ar livre, com total integração e proximidade ao cotidiano das pessoas. “Com isso, fomentamos não só o artista, mas também toda a cadeia produtiva de artes visuais”.

Pintura Inclusiva

No circuito também serão realizadas oficinas e exposições ministrada por Jefferson Maia, pedagogo e artista plástico tetraplégico (adaptado com a pintura com a boca), pintor exclusivo da Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP), onde o mesmo conta com aplicabilidade à comunidade num caminho didático trilhado e promovido pela “Pedagogia da Inclusão”.  Para a realização das oficinas de pintura inclusiva, que serão gratuitas e abertas ao público, participação gratuita ao público, os locais utilizados apelo evento  vão dispor de rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O evento terá apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico.

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana