Mídias Sociais

Cultura

Belezas naturais de Macaé ganham destaque nacional e internacional

Avatar

Publicado

em

 

Município foi reconhecido como destino turístico na página Visit Brasil, no Facebook.

Da redação

Macaé possui diversas belezas naturais, belezas estas que ganharam destaque nacional e internacional pelo Ministério do Turismo. O município foi reconhecido como destino turístico na página Visit Brasil, no Facebook.  A divulgação foi registrada em inglês e espanhol e mostra o litoral de Macaé, com23 quilômetros de costa, com várias praias para serem exploradas com a família e amigos.

A página na rede social é administrada pela Embratur, Instituto Brasileiro do Turismo, ligado ao Ministério do Turismo, responsável pela execução da Política Nacional no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

Para o secretário adjunto de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson, é uma satisfação constatar que a cidade está sendo divulgada e reconhecida nacional e internacionalmente como destino turístico. O resultado é atribuído ao recorde de público no Réveillon de 2019, em que cerca de 100 mil pessoas receberam o ano novo prestigiando a festa realizada na Orla da Praia dos Cavaleiros. No ano passado, foram 80 mil pessoas. A rede hoteleira da cidade, de acordo com o secretário, também sente os efeitos positivos, tendo 97% de ocupação. Além disso, o turismo de lazer na cidade também deu um salto, com participação de 30% no faturamento.

Em 2018, o Ministério do Turismo (MTur) colocou Macaé no topo do ranking do turismo nacional. A cidade tem um dos maiores parques hoteleiros do interior do estado, com cerca de quatro mil quartos. O município subiu da categoria B, em 2017, para a categoria A. A rede hoteleira conta com, aproximadamente, 10 mil leitos para hospedagem, distribuídos em 100 hotéis e pousadas. Os grandes hotéis se concentram nas orlas das praias dos Cavaleiros, Campista e Imbetiba. Para incentivar o turismo em Macaé durante o ano todo, a prefeitura e a iniciativa privada lançaram, nos últimos dois anos, o Calendário de Eventos Turístico. A edição deste ano será lançada em breve.  O calendário potencializa a atividade turística, reunindo programação cultural, esportiva e gastronômica.

A cidade, que já é reconhecida mundialmente pelo turismo de negócios, tem atraído, cada vez mais  visitantes para conhecer suas belezas naturais. Em tempo de férias vale destacar as opções de entretenimento, cultura e lazer.

Litoral

O litoral mais popular é Praia dos Cavaleiros, com cerca de 1,5 mil metros de extensão e abriga os principais bares e restaurantes. A variedade gastronômica atrai turistas e moradores, principalmente à noite, quando a orla passa a ser o principal point da cidade.

Já a Praia do Pecado é ideal para prática de surf, bodyboard e stand up. O local já abrigou campeonatos profissionais das modalidades e atrai surfistas do mundo inteiro. Quem nunca subiu em uma prancha também pode se arriscar, já que professores locais oferecem aulas particulares para quem deseja aprender o esporte.

O Arquipélago de Sant´Anna é um dos principais santuários ecológicos de Macaé e fica a oito quilômetros da costa, sendo formado pelas ilhas do Francês, Sant´Anna e Ilhote Sul. O local possui duas extensões de praia, com águas transparentes e areias claras.

A Lagoa de Imboassica é o limite natural entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras, estando a 11,5 quilômetros do centro da cidade. Estreita faixa de areia a separa do oceano e em determinada época do ano, se juntam dando um belo espetáculo, além de ser um atrativo para os surfistas que aproveitam para a prática do esporte.

Apesar de tranquila, recebe bons ventos para a prática de kitesurf e de outros esportes náuticos, desde que não tenha motor. A lagoa é um recanto excelente para caminhadas, passeios de bicicleta, patins e skates. É o ponto da cidade mais frequentado por turistas e moradores que apreciam um belo por do sol.

Serra

A região serrana é cheia de oportunidades para quem quer aproveitar as águas cristalinas das cachoeiras. Além das conhecidas quedas d´água do Sana, como as Cachoeiras do Escorrega, Sete Quedas e Mãe, Macaé oferece, ainda, outras opções. A do Roncador (Glicério), do Arranchadouro (Frade), Andorinhas (Cabeceira do Sana), Fortuna e do Salto (Córrego do Ouro), da Laje (Bicuda Pequena), Cachoeira de Glicério e Poço da Ciriaca (Glicério), entre outras.

Parques Ecológicos

Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais, o Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia é considerado um santuário da natureza. O parque foi criado em 1995 e hoje é uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado, além de contar com trilhas que levam a paraísos perdidos, como a Cachoeira da Fortuna. Quem se interessar em curtir esse espaço pode seguir a estrada que liga Macaé a Córrego do Ouro. O agendamento é necessário para grupos acima de 15 pessoas pelo e-mail agendamento.atalaia@gmail.com ou pelo telefone (22) 99804-9710.

Educação ambiental e lazer em um só lugar. Com quase 32 hectares, o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto é o segundo maior das Américas em área exclusiva de restinga. Ele fica atrás, apenas, do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e sua criação foi motivo de comemoração para quem tem como objetivo a preservação ambiental. O agendamento para passeio guiado pode ser feito pelo e-mail:parquebarreto.sema@gmail.com.

Museu da Cidade

Construído em 1891, o Solar dos Mellos hoje abriga o Museu da Cidade. No Solar, acontecem sessões de cinema gratuitas, palestras e exposições, além do projeto Educação Patrimonial com Visita Guiada, que ocorrem periodicamente na sede da instituição. O prédio abriga, também, o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada e o Auditório Washington Luiz, com 30 lugares. Igreja de Sant`Ana, Forte Marechal Hermes, Ruínas do Farol de Imbetiba, casas noturnas e apresentações teatrais são outras alternativas de entretenimento que atendem todos os gostos.

Crédito: Rui Porto Filho

 

Mais lidas do mês