Mídias Sociais

Cultura

Aniversário de São Pedro da Aldeia será comemorado com exposição na Casa da Cultura

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Município completa no dia 16 , 402 anos. A mostra poderá ser visitada até o dia 07 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Da redação

 

No próximo dia 16, São Pedro da Aldeia completa 402 anos. Para comemorar a data, a Secretaria de Cultura promove a partir desta quinta-feira (09), a exposição “Bordando nossa história... Fio a Fio”. A exposição será aberta às 19h na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos e poderá ser visitada até o dia 07 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Cerca de 30 peças em bordado ficarão expostas no espaço.

O objetivo é contar a história e a identidade cultural de São Pedro da Aldeia por meio do bordado.

A exposição será dividida em módulos, contrapondo o passado e o presente de São Pedro da Aldeia. Entre os patrimônios históricos retratados estarão a Igreja dos Jesuítas e a Casa dos Azulejos, paisagens naturais, como a Praia da Pitória da década de 60,  além de elementos, referências e simbologias características da cultura, economia, fauna e flora locais, entre eles o pescado, as embarcações, as procissões marítimas, o café, a lagoa, o moinho, as salinas, a aroeira e os ipês.

Para integrar a mostra, foram convidadas artesãs bordadeiras da cidade, além das alunas do curso de bordado iniciante, promovido gratuitamente desde o mês de março pela Secretaria Adjunta de Cultura, ministrado pela artesã Kátia Carvalho. A exposição ficará em cartaz até o dia 07 de junho.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.  Mais informações e agendamento de grupos e escolas, o telefone é (22) 2625 5167. O contato também pode ser feito pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana