Mídias Sociais

Cultura

8ª edição do Les Pantagruels será realizada em Búzios e reunirá cozinha francesa neste final de semana

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

O savoir faire francês se une aos sabores regionais brasileiros na oitava edição do Les Pantagruels, no exclusivo Hotel La Borie, de frente para a Praia de Geribá, em Búzios.  Conhecido por reunir grandes nomes da gastronomia francesa e brasileira, o evento traz três jantares imperdíveis nos dois últimos fins de semana de novembro, no restaurante Chez Françoise.

Nesta sexta-feira (22) e neste sábado (23), o chef Patrick Gauthier, com uma estrela Michelin, do restaurante La Madeleine, em Sens, na Borgonha, prepara menu ao lado chef goiano Humberto Marra, do Coralina (Mercure Goiânia), da carioca Joana Gallo, do restaurante Donna Jô (Portal da Barra, Búzios), da argentina Sônia Persiani, do Cigalón (Rua das Pedras, Búzios) e do buziano Paulo Cezar Cordeiro, do Chez Françoise (Hotel Le Relais La Borie). Cada chef trará ingredientes de suas regiões para criar receitas especiais.

No dia 30 de novembro, é a vez dos chefs pernambucanos César Santos, da Oficina do Sabor (Olinda), e de Cláudio Manoel, do bufê Lá Comédie (Recife), cozinharem ao lado do paraense Sandro Mota, do Dom Mani (Santarém), e da carioca Joana Gallo e do baiano Marcones Deus, do Mauá e Victoria (Rio de Janeiro). Os chefs fazem parte da Associação da Boa Lembrança, que reúne estabelecimentos em todo o Brasil, e quem participar do jantar ganhará o tradicional prato de cerâmica para levar para casa.

Para abrir o apetite, o público será recebido no primeiro fim de semana pelo mestre-cervejeiro Pedro Ribeiro com rótulos das cervejarias Rayz, como Snow Session e Blonde Ale Rayz, além da cervejaria Narreal Brew House, como Lemon Pie, Saison au Champignon, Rustikk e Verrine. Já no dia 30, as boas-vindas são dadas pelo mestre-cervejeiro Carlos Witte, da Cervejaria Ferdinander. Estão previstos Pilsner Naturtrüb Köter, Amber Lager Natürlich, Brazilian Strong Ale Essa Cana e Imperial Altbier Auf Frontin.

Todos os jantares serão harmonizados com os rótulos da vinícola Rio Sol, com produção exclusiva no Vale do Rio São Francisco, no Nordeste brasileiro.

O Les Pantagruels

O evento Les Pantagruels tem como inspiração a reprodução do espírito criado pelo escritor François Rabelais em suas histórias. Um encontro amistoso entre chefs e público, em total descontração, em que se degusta menus exclusivos. Idealizado pelo casal francês Paul e Françoise Lindemann, tradicionalmente o evento acontece uma vez ao ano, no mês de outubro, no Hotel Les Relais La Borie, em Geribá, reunindo vários nomes de peso da gastronomia francesa e brasileira.

Em 2019, o grande encontro transformou-se em momentos gourmets, com chefs convidados-atores ao longo do ano. Assim, em 2019 e no início de 2020, estão previstos três eventos especiais em que alguns chefs vêm se encontrar no La Borie para compartilhar, descobrir e mostrar o seu amor pela gastronomia.

Já participaram em outras edições do festival grandes nomes da gastronomia francesa, como Marc Meurin, duas estrelas no guia Michelin; Didier Aniés, uma estrela e chef MOF (Meilleur Ouvrier de France), entre muitos outros.

Sobre o Chef Patrick Gauthier

Está à frente do restaurante La Madeleine, em Sens, na Borgonha, desde 1990. Com uma estrela Michelin, sua cozinha tem influências da avó e da mãe, privilegiando ingredientes regionais e sazonais, sempre valorizando os pequenos produtores. O cozinheiro deixou sua vila aos 15 anos para se dedicar à gastronomia e estudar em Paris. Foi descoberto pelo chef Lucien Bouley, que lhe ensinou clássicos da cozinha francesa. Em 1979, aos 17 anos, abriu seu primeiro restaurante, o Lamazere, em Paris, onde servia foie gras inteiro, peito de pato, trufa na crosta de sal, cassoulet, entre outros clássicos.

 

Crédito: Álvaro Campos (edição 2017)

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana