Mídias Sociais

Cidades

Vereador e médico de Macaé fala sobre os benefícios da cirurgia bariátrica na rede municipal

Avatar

Publicado

em

 

Em entrevista ao programa de rádio do jornalista Zezé Abreu, da rádio FM 101, na manhã desta quarta-feira, 19, o vereador Dr. Márcio Barcelos (MDB) comentou a situação das cirurgias bariátricas em Macaé.

Ressaltando a importância da equipe da rede pública municipal, o vereador, que recentemente esteve à frente da Secretaria Adjunta de Atenção Básica, contou que a cirurgia pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede de Saúde macaense.

Durante a entrevista, o médico esteve acompanhado pelo endocrinologista Dr. Felipe Bernardes e pelo cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Lucas Brandão, que elogiaram o trabalho feito pela equipe e ressaltaram a importância do procedimento, que, diferente do que algumas pessoas acreditam, não é o “caminho mais fácil” para perder peso.

Além disso, os médicos explicaram os benefícios da cirurgia e analisaram o crescimento dos casos de obesidade e sobrepeso, que tanto atrapalham a vida de quase 20% da população brasileira no caso da obesidade, e 54% no caso do sobrepeso, segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas, divulgados em junho de 2018.

Para quem confunde os termos, enquanto obesidade é quando uma condição corporal marcada pelo excesso de depósitos e armazenamento de gordura, sobrepeso é uma condição em que a pessoa pesa mais do que é considerado normal para aquela altura, idade e sexo.

Mais lidas do mês