Mídias Sociais

Cidades

Vacinação antirrábica começa neste sábado, 18, no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Começa neste sábado, 18, a campanha de vacinação antirrábica, que será realizada no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio. A vacina destinada a cães e gatos tem como objetivo prevenir a raiva.

De acordo com a coordenadoria de vigilância em saúde ambiental, neste sábado, 18, a vacinação será realizada em três pontos: Parque Veneza (Chavão), Nova Califórnia e no Ginásio Poliesportivo de Aquárius.

Na semana seguinte, no dia 25 de agosto, será a vez dos postos do Florestinha, Campos Novos e Botafogo. No dia 1º de setembro, dois postos irão vacinar os pets: Gargoá e Samburá. No dia 15 de setembro a vacinação chega à zona rural, nos postos de Agrisa, Angelim e Pacheco/Araçá. E no dia 22 de setembro, último dia de vacinação, os postos de São Jacinto e Maria Joaquina farão a imunização.

Nos demais dias os postos de vacinação do Parque Veneza e do Ginásio Poliesportivo de Aquárius contarão com equipes fixas. O horário é o mesmo para todos os dias e postos, sempre das 9h às 14h.

 

A raiva – A doença é considerada uma doença não muito comum atualmente, mas ela ainda é motivo de grande preocupação por parte dos donos de animais pelo fato de ser incurável nos pets. Além disso, a doença é fatal em 100% dos casos em animais. A raiva é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles cães ou gatos. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, e eles são muito parecidos, tanto no homem como em seu melhor amigo. Já nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas nem por isso são menos agressivos.

 

Mais lidas da semana