Mídias Sociais

Cidades

Unidades de Saúde de Macaé disponibiliza nova vacina contra Meningite para adolescentes

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

O Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Macaé disponibilizou, nas unidades, a nova vacina contra a Meningite, Meningo ACWY. O Ministério da Saúde incluiu a vacina no Calendário Nacional de Vacinação de Rotina deste ano. A vacina protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Destinada aos adolescentes entre 11 e 12 anos, a vacina foi implantada no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde) devido ao aumento no número de óbitos causados pela doença no país.

Para se vacinar em Macaé, os adolescentes, entre 11 e 12 anos, devem comparecer em uma unidade de saúde da cidade, apresentando a caderneta de vacinação.

A rede pública de saúde  conta com outras vacinas que protegem contra vários agentes causadores de meningite. Essas vacinas são voltadas para crianças menores de cinco anos. Entre elas estão: A BCG (Meningite Tuberculosa), a Tríplice Viral (Meningite por sarampo e caxumba), a Pentavalente (meningite por Haemofilos influenzae b em crianças abaixo de 5 anos), meningocócica C conjugada e vacinas pneumocócicas conjugadas 10 valente (meningite pneumocócica – 10 tipos).

Segundo a secretaria de Saúde, é importante manter o cartão de vacinação em dia, mesmo em um momento em que muitas pessoas estão com receio de sair de casa devido à pandemia do novo coronavírus.

Escolas

Em 2019, antes de ser disponibilizada pela SUS, a Prefeitura de Macaé realizou a vacinação contra quatro sorotipos da meningite bacteriana (ACWY). Foram imunizadas crianças de 5 a 12 anos, matriculadas na rede municipal de ensino.

Equipes da Secretaria de Saúde percorreram as escolas da rede municipal para atender todos os alunos na faixa etária preconizada pelo município.

Além da Meningo ACWY, a prefeitura executou a ação de bloqueio contra a meningite tipo B, direcionada a vacinação de crianças de 2 a 12 anos matriculadas nas escolas da rede municipal situadas na Nova Holanda, Nova Esperança, Barra e Fronteira.

 

Crédito: Divulgação

 

 

Mais lidas da semana