Mídias Sociais

Cidades

Último fim de semana das férias escolares promete movimentar Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Para fechar as férias com chave de ouro, a previsão é que o fim de semana seja de sol e ventos moderados, em Cabo Frio, criando um clima agradável para aproveitar as inúmeras praias do município. Essa notícia deve ajudar ainda mais na movimentação da cidade, que desde o início do recesso escolar tem registrado um movimento intenso nas ruas, praias e pontos turísticos.

Somente nesta segunda quinzena do mês, a média de ocupação dos hotéis e pousadas chegou a 85% e a previsão é que o número de reservas para este último fim de semana de férias escolares chegue a 90%. O presidente da Associação de Hotéis, Gastronomia, Comércio e Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha, comenta que o número de visitantes é menor comparado ao mês de janeiro, mas a permanência do turista na cidade é maior.

"O período tem sido muito bom para a hotelaria. É uma época propícia para viagens em família por causa das férias escolares. O ticket médio é menor do que em janeiro, mas a permanência do turista é maior. E o tempo está ajudando. Melhor ainda porque vem logo depois de um período de baixa taxa de ocupação, que é junho. A maior parte dos visitantes hospedados são do Rio (capital) e Minas Gerais", afirmou.

E os visitantes chegam por todos os lados. De acordo com a Azul Linhas Aéreas, cerca de 160 passageiros vindos de Confins, em Minas Gerais, vão desembarcar no Aeroporto de Cabo Frio até domingo, 29. Além disso, a ViaLagos, concessionária responsável pela principal via de acesso entre a Capital e a Região dos Lagos também já anunciou uma maior movimentação no trânsito. Estima-se que 100 mil veículos passem pela estrada até domingo, 29.

O secretário de Turismo, Radamés Muniz, relata que o período dá um fôlego ao setor e ajuda na economia do comércio local. “Mesmo que a procura em julho seja menor do que no verão, isso ajuda a dar um gás não só na hotelaria, mas também no comércio. E pra ajudar no fortalecimento do turismo, principalmente na baixa temporada, já estamos trabalhando a elaboração de um calendário anual de eventos com foco em 2019”, contou.

 

Planos para o próximo feriado - Com as férias escolares do meio do ano encerrando neste domingo, 29, o município de Cabo Frio já começa a se planejar para receber os visitantes do feriado da Independência, no dia 07 de setembro.

De acordo com a Azul Linhas Aéreas, a escala faz parte da programação de voos regulares de fim de semana, mas receberá o reforço de duas aeronaves de grande porte para o feriado da Independência do Brasil, em setembro: pelo menos 230 passageiros extras estão sendo esperados.

Segundo o secretário de Turismo de Cabo Frio, Radamés Muniz, além do aeroporto da cidade, Cabo Frio deve receber muitos visitantes no próximo feriado prolongado através das rodovias de acesso às cidades da Região dos Lagos, e por isso, eles também receberão uma atenção especial.

“De olho nesse público já começamos a pensar na organização dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Hoje temos dois ativos, um na rodoviária de Cabo Frio e outro no Boulevard Canal, que passarão por pequenas melhorias com aplicação de plotagens expondo as belezas da cidade. Acabamos de fechar, esta semana, parceria com a Associação Comercial e Turística Costa do Peró e o Cabo Frio Convention Bureau para a criação de um CAT compartilhado no Market Container, no Peró, e já começamos a trabalhar a implantação de um outro no Terminal de Transatlânticos, onde fica a sede da Secretaria de Turismo. Acredito que em 20 ou 30 dias esses dois espaços já estejam funcionando. Além disso, temos projeto para outros dois CATs através de parceria, e aguardamos a tramitação, no Governo Federal, para implantação de outras quatro unidades”, explicou Radamés.

Mais lidas da semana