Mídias Sociais

Cidades

Turismo de Arraial do Cabo é debatido em Fórum

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O desenvolvimento do turismo em Arraial do Cabo foi debatido, nesta semana, em um Fórum realizado pela Câmara dos vereadores. O evento, que contou com a presença de empresários, moradores e representantes do município teve como objetivo debater a questão do turismo responsável, com valores agregados que promovam a conscientização ambiental de moradores e visitantes, valorizando também a cultura e a história local.

O Fórum foi dividido em dois turnos. Na parte da manhã, foram discutidos temas como o ordenamento de todo o cronograma de eventos, visando os impactos ambientais, a recepção do público, além da montagem de um calendário municipal de eventos e de um calendário regional que abranja toda a Região dos Lagos como rota turística.

A criação de espaços culturais para valorização da cultura, de um projeto de acessibilidade e mobilidade urbana para ordenamento do trânsito e qualidade de vida para moradores, e a implementação de campanhas e ações de conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas também entraram em discussão.

Já no turno da tarde, entraram em pauta principalmente os assuntos referentes ao Ecoturismo na Região dos Lagos, com ênfase nas atividades de visitação em unidades de conservação do Município, como os passeios de buggy e as trilhas ecológicas.

A Associação de Guias, Condutores Ambientais e de Turismo de Aventura (AGUIA) e a Associação de Bugreiros, ambas de Arraial do Cabo, apresentaram no fórum dois Projetos de Lei que foram encaminhados à Câmara Municipal sobre a regulamentação dessas atividades no município, para que haja um ordenamento, cadastro, capacitação e fiscalização por parte dos órgãos públicos.

Os presentes na reunião apontaram sugestões de alteração, que vão ser conversadas até o final desta semana pelas associações e o Presidente da Câmara Ayron Freixo. A ideia é que os PL sejam apresentados na sessão da Câmara Municipal na próxima terça-feira, 11.


 

Mais lidas do mês