Todas as praias das cidades da Região dos Lagos, que foram analisadas, durante o mês de setembro, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram apontadas como próprias para banho.
De acordo com o Inea, a avaliação da qualidade da água para fins de banho e recreação de cada município é feita a partir da comparação do nível de contaminação das águas por coliformes termotolerantes e enterococos, segundo os padrões previstos na legislação vigente. Elevados números destas bactérias em águas marinhas indicam principalmente a contaminação por esgotos.
O último boletim avalio as praias: Siqueira, Forte, Passagem, Conchas, Peró, Palmeiras e Foguete, em Cabo Frio; Rasa, Tucuns, Manguinhos, Geribá, Canto, Armação, Ossos, Azeda, João Fernandes, Brava, Forno, Ferradura e Tartaruga, em Búzios; Linda, Centro, Pitória, Sol, Sudoeste, Balneário, Ponta da Areia e Porto d' Aldeia, em São Pedro da Aldeia; Monte Alto, Pontal, Praia Grande, Anjos, Prainha e Figueira, em Arraial do Cabo; Seca (Lagoa), Nobres, Hospício, Areal, Centro, Pontinha, Amores, Coqueiral, Barbudo, Iguabinha, Gavião, Bananeiras, em Araruama e Iguaba Grande.
Os detalhes de cada avaliação podem ser conferidos no site no Inea.