Mídias Sociais

Cidades

Testes de HIV e hepatites virais gratuitos serão realizados nesta sexta-feira, 27, em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Nesta sexta-feira, 27, Cabo Frio realizará uma ação que marca o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Será realizado um dia de testagem gratuita para identificação de hepatites B e C, sífilis e HIV com resultados em até 30 minutos. A ação acontece das 9h às 15h no consultório anexo à Matriz Auxiliar, que fica ao lado da cantina.

De acordo com a médica Aparecida Castorina Monteiro dos Santos, coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites de Cabo Frio, serão colocados 400 kits à disposição da população, com o intuito de incentivar o diagnóstico.

“Fazer o diagnóstico é forma de prevenção secundária. O mais importante é a prevenção primária, ou seja, se cuidar usando preservativos, por exemplo. Mas, ao fazermos o diagnóstico trataremos precocemente, o que evita complicações e aumento das doenças. Nos casos de sífilis e hepatite C é possível tratar e curar. Assim, cabe ao poder público promover ações desta natureza para que a população tenha acesso aos serviços e compreenda a importância de se prevenir contra as doenças”, explicou.

Além da testagem a equipe vai oferecer aconselhamento antes e depois da realização do teste. Casos reagentes serão encaminhados para o Hospital-Dia, que é a unidade de referência de Cabo Frio, para realização de exames complementares e início do tratamento.

Sobre o Hospital Dia - Os serviços realizados pelo Hospital Dia são orientação para realização dos testes, tratamento e profilaxia de várias doenças. O teste rápido é feito na unidade, gratuitamente, e o resultado fornece diagnóstico para HIV, sífilis, hepatites B e C. Além disso, o hospital também oferece o serviço de profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), uma medida de prevenção à infecção pelo vírus.

A terapia consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

O Hospital Dia fica localizado na Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, em São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário. O atendimento de rotina é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (22) 2645-3481. A Matriz Auxiliar da Paróquia Nossa Senhora Assunção fica localizada na Rua 13 de Novembro, Centro - Cabo Frio.

Mais lidas da semana