O aumento significativo no número de casos de feminicídio no país é motivo de grande preocupação. Pensando nisso, o Sindicomércio de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim se reuniram para lançar uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher, motivada pelos números crescentes de casos no Brasil.
No encontro, foram apresentados vídeos com depoimentos de seis mulheres atuantes na sociedade. Nos relatos, elas incentivam outras mulheres a denunciar abusos de qualquer natureza. Os conteúdos serão publicados diariamente até sábado, dia 13, no perfil do Sindicato.
A campanha lançada no último domingo vai abordar as cinco formas diferentes de violência tipificadas no Brasil: moral, patrimonial, física e psicológica. A ação visa ampliar o diálogo com a população e com o setor empresarial. Um dos objetivos da campanha é também alcançar empresários da região, a maioria homens, com o intuito de reforçar a responsabilidade na criação de ambientes de trabalho mais seguros e conscientes.
A proposta é que o tema seja discutido de forma contínua e que os homens compreendam suas responsabilidades no enfrentamento às agressões. “A violência só vai acabar quando os homens decidirem mudar essa realidade. É necessário reconhecer o problema, agir e previnir”, disse o presidente do Sindicomércio, Marcelo Ayres.
A campanha foi idealizada e roteirizada pela diretora Lara Velho, responsável por projetos sociais e de mídia do Sindicomércio. Segundo ela, o conjunto de vídeos busca ampliar a informação e estimular o debate sobre o tema.
“Nosso objetivo é fortalecer a conscientização e incentivar ações que contribuam para prevenir novos casos”, afirmou.
Os vídeos da campanha estão disponíveis no Instagram do Sindicomércio: @sindicomercio_ro.