Localizada no bairro Cavaleiros, agência vai oferecer serviços bancários como captação, aplicação, produtos, seguro, previdência, poupança, financiamento de carro e imobiliário.
Daniela Bairros
O Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) inaugurou na noite dessa quinta-feira (05), a segunda agência em Macaé. Localizada no bairro Cavaleiros, o banco vai oferecer serviços como captação, aplicação, produtos, seguro, previdência, poupança, financiamento de carro e imobiliário.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração e Diretor do Sicoob Sul, Rubens Moreira, o sistema possui um plano de negócio e sempre que vai atuar na área de expansão abrindo novas agências, a equipe procura fazer um estudo básico e a segunda agência de Macaé vem no momento de retomada a cidade. “Percebemos uma retomada firme em Macaé. É uma perspectiva para o Brasil e Macaé já é uma realidade de melhora. Outro ponto que contribuiu, foi a aceitação muito positiva que tivemos no Rio de Janeiro e em Macaé foi excepcional. Nada melhor que mais uma agência, um estabelecimento confortável, uma agência que está distante da do Centro e em outro ponto”, ressaltou. Ainda segundo ele, há previsão de inaugurar uma terceira agência na cidade e outras cinco na Região dos Lagos. A agência do Sicoob Cavaleiros vai funcionar, inicialmente, com oito funcionários.
O evento contou com a presença de empresários e representantes de instituições da indústria, entre eles, Evandro Cunha, Presidente da Comissão Municipal da Firjan Macaé. Para ele, a inauguração de mais uma agência do Sicoob na cidade representa o associativismo, o que também contribui para o processo de retomada. “O associativismo é importante e mostra o resultado e apoio que os empresários de Macaé estão dando ao cooperativismo. É muito válido, porque isso mostra o desejo de investir na cidade. É um sucesso de todos nós empresários, principalmente do associativismo”. Ainda segundo ele, o ano 2019 pode ser considerado como o início da melhora do processo de retomada. “Teremos mais uma edição da Feira Brasil Offshore. As perspectivas são as melhores possíveis. Vai haver crescimento. É ainda não muito expressivo, mas já é um sinal de melhora”.
A vice-presidente da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Macaé), Valéria Ribeiro, apontou a importância da parceria com a entidade do comércio com o Sicoob. “Quando nós temos uma cooperativa deste porte na cidade, negócios serão gerados, oportunidades para todo o comércio. O empresariado terá mais oportunidades com uma instituição deste porte no município”.
Para o diretor da Braceg Macaé, Roberto Vilar, a economia de Macaé já está começando a ser aquecida. “Isso pode ser notado pelos leilões já realizados e a vinda de uma instituição, de uma cooperativa com a credibilidade do Sicoob, com a dinâmica e a capacidade de fazer negócio inovador que a instituição possui, isso contribui para o desenvolvimento da nossa cidade e região. O Sicoob é um jeito novo de fazer negócio bancário e isso é muito bem-vindo em Macaé”.
Alexandre Bastos, representante do Banco Central do Brasil, durante o discurso na inauguração da agência do Sicoob, avaliou o potencial de crescimento de Macaé. “Esses são sinais de retomada. Conseguimos enxergar, nesses pequenos sinais, a possibilidade e uma visão de que, se cada instituição financeira abrisse uma agência em uma cidade, é porque aquele lugar, mais à frente, vai trazer benefícios próprios e econômicos para aquela região. Toda cooperativa de crédito tem por finalidade investir os recursos que são captados na própria comunidade, diferente de bancos. E quando vemos esse movimento, esperamos que toda a comunidade Macaé seja ajudada na retomada de crescimento econômico. O país está crescendo, se desenvolvendo novamente e Macaé está incluída neste processo”.
Crédito: Daniela Bairros