Mídias Sociais

Cidades

Serviços públicos e privados terão funcionamento alterado devido ao feriadão de Corpus Christi

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O feriado de Corpus Christi promete ser prolongado. Isso porque a celebração cai nesta quinta-feira, 20, e alguns serviços públicos e privados decidiram emendar o recesso.

Em Cabo Frio, o prefeito, Dr. Adriano Moreno, decretou ponto facultativo em todos os órgãos públicos municipais nesta sexta-feira, 21, por conta do feriado religioso de Corpus Christi.

De acordo com a Prefeitura serão mantidos os serviços essenciais, tais como atendimento médico de urgência (Unidade de Ponto Atendimento 24h – UPA e Hospital Central de Emergência) e demais Unidades de Saúde de imprescindível funcionamento. As limpeza urbana e as atividades a cargo da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Marítima e Ambiental e Defesa Civil, que funcionarão em sistema de plantões ou prontidão, a fim de assegurar os serviços e atividades essenciais insuscetíveis de interrupção.

As atividades regulares dos demais departamentos da Prefeitura de Cabo Frio retornam ao horário normal de funcionamento na próxima segunda-feira, 24.

São Pedro da Aldeia também decretou ponto facultativa na sexta-feira, 21. O funcionamento das atividades de natureza essencial obedecerão às escalas de serviço determinadas pelas respectivas chefias imediatas.

Em Arraial do Cabo a Prefeitura preparou um planejamento especial receber os cerca de 100 mil visitantes esperados. O quadro promotores turísticos que estarão recepcionando e orientando os visitantes em todos os CATs (Centros de Atendimento ao Turista), dando informações e disponibilizando mapas e sacolas de lixo oxibiodegradáveis aumentou.  Os CATs abrirão diariamente nos seguintes horários: CAT Pórtico - 8 às 17 horas e CAT Praia dos Anjos e Praça da Independência (do Guarani) - 8 às 18 horas.

A Sectur também disponibiliza mais um canal de informações turísticas através do WhatsApp, o CATMÓVEL,que funciona todos os dias das 8 às 17 horas, através do número (22) 99932-0614.

A Secretaria de Serviços Públicos alerta os moradores e visitantes quanto ao despejo de entulho nas vias e calçadas durante o feriadão. Os restos de materiais de obras não devem ser colocados para fora neste período, devido a dificuldade de recolhimento por meio dos caminhões e tratores, em função do grande fluxo de veículos na cidade.

A Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP) estará com seu efetivo em regime extraordinário nas ruas, durante todo o dia. Toda a equipe estará de plantão para orientar os visitantes e coibir possíveis ações irregulares no município. Os agentes contam com 1 viatura do Grupamento de Apoio Operacional (GAOp), 2 motocicletas, 1 viatura de trânsito, 3 cães, 1 drone e 1 trailer móvel. Além do trânsito e da segurança a noite, a SEMUSP tem como atribuições o ordenamento dos passeios de barco, Pontal do Atalaia e Pórtico.

Outros setores, como: COMTRANS, Posturas, Guarda Municipal também estarão trabalhando em conjunto para o ordenamento da cidade. Em caso de emergência ou para fazer alguma denúncia, o morador ou turista pode entrar em contato com Guarda Municipal pelo telefone 153.

A Prefeitura de Búzios foi a única que anunciou que manterá o expediente normal na sexta-feira. Todas as secretarias estarão funcionando das 8h às 17h.

A Prolagos, concessionária responsável pelo fornecimento de água, preparou esquema especial de atendimento aos clientes no feriado de Corpus Christi, no dia 20 de junho. Neste dia não haverá expediente nas lojas comerciais da área de concessão, mas os usuários contarão com a facilidade do autosserviço das plataformas digitais para solucionar as demandas. Pela plataforma Serviços Online, no site, ou no aplicativo Águas APP, disponível para os sistemas iOS e Android, é possível solicitar religação, realizar pagamentos, visualizar histórico de contas e consumo, informar vazamentos, solicitar 2ª via de conta, verificar o cronograma de leitura e emitir certidão negativa.

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que funciona 24 horas, estará à disposição por meio dos números 0800-7020-195 (área de concessão) e (22) 2621-5095 (demais localidades) ou pelo WhatsApp (22) 99722-8242, das 6h às 21h. Na sexta-feira as lojas comerciais abrirão normalmente, das 8h às 17h. Durante o feriado os sistemas de tratamento e distribuição de água, bem como de coleta e tratamento de esgotos vão funcionar 24 horas. Equipes do setor operacional da Prolagos estarão de plantão para o atendimento de qualquer emergência na área de concessão.

 

Mais lidas da semana