Mídias Sociais

Cidades

Semana de Meio Ambiente do Colégio Castelo, em Macaé, conta com programação interdisciplinar  

Avatar

Publicado

em

 

 

Da redação

Com foco nas múltiplas áreas de debates sobre as questões acerca da preservação ambiental, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, montou uma vasta programação com atividades interdisciplinares para a “Semana do Meio Ambiente do Ensino Fundamental II e Ensino Médio”.
As atividades estão sendo desenvolvidas pela Plataforma Microsoft Teams (com exclusivo acesso dos alunos do colégio) e culminarão na criação do “Blog Semana de Meio Ambiente” com mostras de trabalhos. As rodas de debate com especialistas convidados, até o dia 05 de junho, são a única atividade com a participação do público externo pelo Canal do YouTube /salesianamacae.
Entre outras ações, está sendo realizada a Semana de Oração Pela Casa Comum, promovida pela Pastoral Escolar, com início na última segunda-feira (1º ) pelo Teams e divulgação nas redes sociais do Colégio. A ideia é que durante sete dias, fazendo uma analogia sobre o tempo de criação do mundo, os alunos sejam convidados a refletirem sobre “Quanto tempo nossa casa comum tem?”, a partir de orações e incentivo de atitudes sustentáveis como economia de água e energia, desperdício de alimentos, reciclagem e consumo sustentável.
De acordo com o coordenador da Pastoral Escolar, Renan Marinho, “toda a ação visa conscientizar para Ecologia Integral, a convite do Papa Francisco, sabendo da importância do cuidado que devemos ter com a criação. Ainda utilizando o livro “Laudato Si’ Louvado Sejas – sob o cuidado da casa comum”, em que o Papa Francisco faz pensar sobre a ecologia integral que desafia o homem a colocar-se como parte do meio ambiente, todos os alunos terão a possibilidade de registrar suas reflexões com a proposta de redação que será lançada no final das discussões pelos professores. E, segundo a coordenadora de Língua Portuguesa e Ciências da Natureza do INSG/Castelo, Sandra Matsumura, a melhor redação de cada turma será publicada no Blog.
As coordenadoras pedagógicas do Ensino Fundamental I e do Ensino Médio, Érica e Jovana Nunes, ressaltam que “o objetivo principal é possibilitar que os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio possam vivenciar os debates por meio de diferentes abordagens sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente, que é a nossa casa comum, promovendo a sensibilização quanto à importância da preservação e conservação das riquezas naturais”.
Todas as ações culminarão na criação do Blog com todas as produções dos alunos, a saber:
6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II – elaboração de uma Cartilha Educativa com propostas e ações para evitarmos o desperdício de alimentos, incentivando o consumo de alimentos naturais, orgânicos e produzidos de forma sustentável (com os professores Maycon Granado e Indhira Mendonça), além de ações de sustentabilidade.
9º ano do Ensino Fundamental II - produção de um e-book com boas práticas de meio ambiente em casa (com a professora Sara Nállia Costa).
1ª série do Ensino Médio – criação de Podcasts e de “Memes” com foco nos Biomas Brasileiros, dentro do projeto “Vozes da Natureza”, trazendo uma reflexão sobre comportamentos (com a professora Sara Nállia).
2ª série do Ensino Médio – produção de “Pôsteres Digitais” com mensagens de alerta e de alternativas para um mundo mais sustentável e “Projetos Para Uso de Energia”, partindo dos conceitos de economia doméstica e sustentabilidade (com os professores Maycon Granados e  Iriê Mendes de Souza).  3ª série do Ensino Médio – confecção de um “selo/logo” para a mostra, a partir das reflexões (com o professor Nicholas), e produção de redações (com os professores Sandra Matsumura e Rodrigo Alípio.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana