Mídias Sociais

Cidades

Secretaria de Educação de Carapebus promove palestra sobre deficiência intelectual

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Psicóloga realizou palestra com o tema “Desmitificando a Deficiência Intelectual” para cuidadores de alunos com deficiência.

 

Da redação

 

A educação é um grande desafio para o professor  e trabalhar com alunos com deficiência intelectual  requer atenção especial  para que eles tenham pleno êxito em suas atividades. A Psicóloga da Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Educação de Carapebus, Uilcimara Abreu Lisbôa, destacou algumas das estratégias utilizadas no contexto escolar, como o  plano de desenvolvimento individualizado, atividades práticas, avaliação adaptada e apoio aos alunos com conflito social.
A psicóloga  abordou sobre o tema  “Desmitificando a Deficiência Intelectual”, durante uma palestra, cujo público-alvo foram os cuidadores de alunos com deficiências, professores das salas de recursos multifuncionais e a equipe que trabalha no Centro de Atenção Especial (CEMAE), da Secretaria de Educação de Carapebus. O evento foi organizado pela Gerência de Apoio Pedagógico da Secretaria  e foi realizado no último dia   22 de Outubro  na Escola Antônio Augusto da Paz.
Para a psicóloga,  as crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, caminhar e desenvolver as competências necessárias para cuidar de si, como se vestir e comer com autonomia.  “No entanto é compreensível que elas enfrentem dificuldades na escola, mas o desenvolvimento virá, porém em maior prazo”, explicou.

Para a integrante da Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Educação, todas as pessoas com deficiência têm potencial para  desenvolver sua inteligência. “Com a ajuda adequada, todas as crianças com deficiência intelectual podem viver de forma satisfatória a sua vida adulta”, concluiu.

Crédito: Divulgação


 

Mais lidas do mês