Mídias Sociais

Cidades

Secretaria de Agricultura de Carapebus distribui legumes para escolas e Pronto Atendimento

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Da redação

Semanalmente a Secretaria de Agricultura de Carapebus distribui legumes e hortaliças para as cozinhas das escolas e creches da rede municipal de ensino, além do Pronto Atendimento Municipal; são produtos frescos sem agrotóxicos colhidos no horto municipal, que enriquecem a merenda escolar e o cardápio dos funcionários e dos pacientes do Pronto Atendimento .
Um projeto de baixo custo para o município, desenvolvido no horto municipal, que também produz mudas de árvores frutíferas e de diversas plantas, que são fornecidas para os agricultores do município. Os 22 hectares recebem manutenção feita pela equipe da agricultura, que garante o crescimento saudável e o replantio das verduras e dos legumes.
A diretora do Colégio Municipal Nicolau Zulo, Patrícia Costa, disse estar satisfeita por receber um alimento natural e colhido no próprio município. “ As nossas crianças estão bem assistidas em alimentação, com um cardápio bem variado todos os dias, onde seguimos orientações da nutricionista da secretaria de educação”, ressaltou Patrícia.
A diretora da Creche Municipal Diogo Mancebo Reis, Fernanda Batista, também reconheceu a importância dos alimentos naturais que vem do horto. Ainda segundo ela, eles são bem aceitos pelos alunos. “ Ter um cardápio de qualidade é essencial para as crianças, a secretaria de Educação sempre forneceu os nossos alimentos e agora através da secretaria de Agricultura estamos tendo sempre alimentos frescos sem agrotóxicos ”, lembrou .
A saúde da criança e do adolescente depende, dentre outros fatores, de uma alimentação que contemple energia e nutrientes suficientes para seu crescimento e desenvolvimento físico, social e cognitivo. Crianças e adolescentes que não se alimentam de forma adequada às suas necessidades correm riscos de ter um retardo no crescimento, anemia por deficiência de ferro, baixo rendimento escolar, dificuldade de envolvimento social além de aumentar as chances de desenvolver doenças crônicas.
No Pronto Atendimento Municipal Carlito Gonçalves, os legumes e as verduras também são bem vindos. O diretor administrativo da unidade de saúde Nélio Fonseca, reconheceu a importância de receber estes alimentos . “Tem sido uma parceria importante por dois aspectos: primeiro pela economicidade dos recursos financeiros, pois não precisamos adquirir de fornecedores e segundo por serem alimentos saudáveis colhidos no horto municipal. Tudo o que precisamos a agricultura sempre nos atende, não ficamos sem produtos do hortifruti para nossos funcionários e principalmente para nossos pacientes”, observou Nélio.
Os alimentos orgânicos são cultivados livres de componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, não oferecendo resíduos desses compostos ao organismo, sendo seguros para saúde. Acredita-se que os alimentos orgânicos, são também, mais nutritivos em relação aos convencionais, pois podem apresentar mais vitaminas e minerais, além de substâncias antioxidantes. A agricultura orgânica é mais sustentável não afetando o meio ambiente.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana