Mídias Sociais

Cidades

Rio das Ostras recebe mutirão Detran Presente neste sábado, 26

Avatar

Publicado

em

 

Agendamentos de serviços já estão abertos no site do Detran-RJ

Tunan Teixeira

 

A cidade de Rio das Ostras recebe neste sábado, 26, a 13ª edição do Detran Presente, serviço criado na nova gestão do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), que tem objetivo de ampliar o atendimento do órgão no interior do estado.

O mutirão de serviços será realizado das 9h às 16h, na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, e conta com 150 funcionários do Detran-RJ à disposição de toda a população da região.

Rio das Ostras será a 10ª cidade do Estado do Rio e a 3ª da Região dos Lagos a receber o Detran Presente, serviço que já ultrapassou a marca de 25.701 atendimentos, em quase 4 meses de ação.

Anteriormente, o projeto passou por Saquarema e Cabo Frio, esta última a cidade onde o Detran Presente bateu o recorde de atendimentos, totalizando 3.557. A presença do programa na cidade da Região dos Lagos também pode auxiliar os motoristas da cidade vizinha, Macaé, que sofre com o baixo número de vagas para vistorias disponibilizadas no posto do Detran-RJ na cidade. Por isso, a expectativa é que o recorde de atendimento seja superado em Rio das Ostras.

“O Detran Presente já esteve duas vezes na Região dos Lagos e vimos que existem uma demanda bem grande reprimida pelos nossos serviços. Por isso, o Detran decidiu ampliar os serviços e vai atender aos moradores de todos os municípios da região. O Detran Presente estará em Rio das Ostras para facilitar a vida do cidadão. Vamos oferecer serviços de qualidade com rapidez e eficiência. Não tenho dúvidas de que a população vai aderir. É muito provável que Rio das Ostras seja a cidade com o maior número de atendimentos”, analisou Vinicius Farah (PMDB), Presidente do Detran-RJ.

Dentre os serviços oferecidos no Detran Presente, estão a emissão da 1ª e da 2ª via da carteira de identidade, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a vistoria anual dos veículos, a emissão o licenciamento anual sem vistoria, e a abertura de recursos contra multas e processo de suspensão.

Durante o evento, de acordo com a demanda para os serviços prestados sem agendamento, poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br, onde a população da região poderá fazer o agendamento prévio.

 

Agendamento – Alguns serviços, como primeira e segunda via da identidade, comunicação de venda de veículos e atualização de endereço, não necessitam de agendamento. Outros, como o licenciamento anual, a 2ª via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e a renovação da CNH, precisam de agendamento pelo site ou pelo telefone 0800-0204040. Além dos serviços, o Detran-RJ também fará ações educativas para os participantes.

O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado do Rio, com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. Desde que foi lançado pela nova gestão do órgão, o programa já passou por 9 cidades, em 12 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão, Complexo da Maré e Francisco Bicalho), Queimados e Campos dos Goytacazes.

O Detran-RJ lembra ainda que quem teve suas CNHs furtadas ou roubadas, também poderão solicitar a 2ª via gratuitamente, bastando apenas a apresentação do Boletim de Ocorrência (BO) que comprove o furto ou roubo da CNH.

“Com a comprovação, o cidadão não precisará fazer nenhum pagamento nem mesmo agendar o atendimento. Basta levar a documentação no local e emitir o documento.  Também é necessário levar uma cópia de um documento de identificação (identidade ou carteira de trabalho) e a cópia do registro policial”, explicou o Detran-RJ.

 

Outros serviços – A população também poderá realizar exames médicos e psicológicos para os serviços de Habilitação durante o evento deste sábado. O exame médico custará R$ 74,00 e o psicológico, R$ 106,00, com o pagamento deverá ser feito somente em dinheiro.

O Detran-RJ revelou também que o exame toxicológico não será oferecido, mas os motoristas que levarem este exame já realizado, poderão dar continuidade ao processo no local. É bom lembrar que os exames médicos e psicológicos fazem parte dos atendimentos para Habilitação, como emissão da 1ª via da CNH, da renovação e da mudança de categoria.

Além disso, um dos serviços mais procurados durante o evento é o curso gratuito de mecânica “Oficina para todos”. As aulas ensinam técnicas de como manter os veículos em bom estado, noções de funcionamento e mecânica dos carros.

As inscrições estão abertas no site. Para participar os candidatos não poderão estar com a CNH suspensa, cassada ou fora da validade. O curso terá duração de três horas: duas de aula teórica e uma prática – e será ministrado das 10h às 13h.

Foto: Alexandre Simoni

 Serviço

Detran Presente – Rio das Ostras.

Data: Sábado, 26 de agosto.

Local: Escola municipal Maria Teixeira de Paula, na Rua Alameda Jardim Campo Mar,  600, Jardim Campomar.

Horário: 9h às 16h.

Mais lidas da semana