A Prefeitura de Rio das Ostras segue apertando o cerco contra a qualidade duvidosa dos serviços prestados pela empresa Rio+Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.
Segundo informações divulgadas na manhã dessa quarta-feira, 28, desde a virada do ano, a prefeitura já notificou a concessionária mais de 60 vezes, cobrando melhorias na prestação de serviços à população, número que equivale a 2,14 reclamações por dia.
As cobranças vêm sendo feitas através da empresa municipal Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), e incluem diversas irregularidades e problemas recorrentes nos serviços da Rio+, que chegou a causar alagamentos no Âncora no início do ano, devido à reposição de obras.
Entre as reclamações que motivaram as notificações estão abertura e valas em ruas sem a devida reposição de piso, ausência de nivelamento do solo, constante extravasamento de esgoto transbordando em via pública, e redes de drenagem, o que constitui contaminação ambiental direta.
“A concessionária precisa de um plano de trabalho claro e organizado, melhorando a eficiência no abastecimento de água e protegendo nossos recursos hídricos na operação do sistema de esgotamento sanitário, porém o que temos constatado diariamente é a inércia e desleixo para com a cidade”, criticou o presidente do SAAE, Maycon Prata.
Essa não é a 1ª vez que a prefeitura precisa subir o tom nas cobranças à Rio+, que é alvo de críticas e reclamações da população que vêm desde má qualidade dos serviços até cobranças exageradas, como a polêmica taxa de esgoto, que motivou diversos protestos contra a empresa em 2024.
De acordo com a prefeitura, contatos frequentes têm sido feitos com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa), como forma de cobrar as melhorias e vistoriar a prestação de serviços da Rio+, alvo de inúmeros processos regulatórios abertos pelo município.
“A administração segue fiscalizando os serviços e cobrando a apresentação de plano de metas e maior investimento na operação no município por parte da concessionária”, reforçou a prefeitura nessa quarta-feira.
O município lembra ainda que a Agenersa mantém uma Ouvidoria permanente para os consumidores que querem fazer reclamações, quando não conseguem ter seus pedidos atendidos satisfatoriamente pelas concessionárias, através de ligações gratuitas para o número 0800 024 9040, por formulário disponível no site da Agenersa, www.agenersa.rj.gov.br, ou pelo e-mail, ouvidoria@agenersa.rj.gov.br.