Representantes da Associação de Moradores do bairro Maria Joaquina estiveram no gabinete do novo prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, com o intuito de ressaltar as demandas da localidade. Atualmente, o bairro está em meio a uma disputa judicial entre os municípios de Búzios e Cabo Frio, mas até segunda ordem, a responsabilidade do bairro ainda é de Cabo Frio.
Segundo os representantes, o local apresenta diversas necessidades antigas e que pioraram com essa disputa. Diante das colocações dos representantes, Dr. Adriano se comprometeu em atuar da forma necessária no bairro até seja definida a decisão da justiça.
“Eu preciso respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e, por isso, diminuir bruscamente os custos da Prefeitura, mas quero garantir as necessidades primárias da população local, melhorando o posto de saúde, equipando com médico e ambulância”, declarou o prefeito. Dr. Adriano, que concluiu afirmando que agirá conforme a lei determina, com relação a decisão do processo em andamento.
Para o presidente da Associação de Moradores de Maria Joaquina, Luiz Fábio de Oliveira Silva, o encontro foi considerado produtivo. “Saímos da reunião com uma boa impressão, tivemos uma conversa olho no olho com o prefeito, com clareza e transparência”, finalizou
Sobre a situação do bairro - O bairro Maria Joaquina, pertence, oficialmente, a Cabo Frio, mas em dezembro do ano passado uma votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Alerj, aprovou o projeto de lei 2.538/13, que estabelece uma nova divisão entre as cidades, com isso, o bairro passaria a pertencer a Búzios.
A decisão não agradou muito o antigo Governo Municipal de Cabo Frio, que entrou na justiça recorrendo a decisão. O processo ainda será julgado, porém, a última liminar expedida pela justiça determinou, que até o julgamento, o município de Cabo Frio deveria se manter responsável pelo bairro.