Quissamã fechou 2025 com saldo positivo na geração de emprego formais. De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município teve mais admissões que desligamentos no último ano. Os números confirmam a trajetória de fortalecimento da economia e também essa nova fase de crescimento da cidade.
Os resultados positivos colhidos no município podem ser explicados, em parte, pela estratégia de estímulo à iniciativa privada. Além disso, o poder público também vem investindo na diversificação produtiva e a ampliação das oportunidades de trabalho.
O mês de dezembro foi um dos destaques. Historicamente ele é marcado por um período de retração nas contratações, mas Quissamã contrariou essa lógica sendo um dos dois municípios da região com saldo positivo no período. O outro foi São João da Barra.
“Estes números mostram que nosso trabalho em diversificação econômica, atração de investimentos e apoio aos empreendedores locais está dando resultados concretos, fortalecendo a economia e garantindo oportunidades para nossa população”, afirmou o prefeito Marcelo Batista.
O resultado é ainda mais positivo se levarmos em consideração que o município vive um cenário desafiador, principalmente pela diminuição na arrecadação dos royalties.
“O saldo positivo é fruto de políticas integradas e investimentos estratégicos, como o Programa Quissamã Empreendedor e a expansão da Zona Especial de Negócios (ZEN), que vêm estimulando o comércio, os serviços e a indústria local, criando novas oportunidades para nossos trabalhadores e empreendedores”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.
Entre os avanços recentes está a assinatura do Termo de Concessão de Uso do Centro Tecnológico Industrial (CTE), localizado no Canto de Santo Antônio, com a Chico 1933 Agroindústria Familiar, iniciativa que reforça a política municipal de diversificação econômica e fortalece a cadeia agrícola e industrial do município.
Somam-se a isso os resultados das políticas de estímulo à iniciativa privada e a previsão de início das atividades do Guaraná Macahé ainda no primeiro semestre de 2026. Entre os empreendimentos já instalados e em operação está a EPM Engenharia de Inspeção, Planejamento e Manutenção Ltda., que integra o novo ciclo de desenvolvimento produtivo do município.