Mídias Sociais

Cidades

Projeto de coleta de óleo de cozinha para reciclagem será implementado nas escolas de Búzios

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Búzios começará a implementar nas escolas municipais o projeto de coleta de óleo de cozinha para reciclagem. A iniciativa além de ajudar o meio ambiente também ajuda o município a garantir um aumento no repasse do ICMS Verde, já que o volume de óleo que a cidade consegue retirar do meio ambiente se reverte em recurso.

De acordo com a Prefeitura, neste primeiro momento, o projeto acontecerá nas escolas situadas no bairro da Rasa. A idéia é que todas as cozinhas das unidades escolares municipais recolham o óleo utilizado para fazer a merenda. Além disso, os alunos serão estimulados a trazer de casa o óleo utilizado na própria cozinha da família, através de gincanas com prêmios de kits de limpeza, compostos por sabão em barra, sabão em pasta e detergente, fabricados pela cooperativa a partir do óleo recolhido.

Vale lembrar que moradores e comerciantes já podem entregar o óleo usado, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, ao lado da Lagoa da Usina. A coleta de óleo também acontece todos os sábados na Feira Periurbana (Praça Dona Dita, na Ferradura).

Todo material recolhido é entregue a uma cooperativa credenciada pelo Governo do Estado, licenciada pelo INEA e pelo município, que se encarrega de levar o produto para ser processado.

"Sabemos que a prática de muitos moradores e comerciantes é despejar o óleo usado, diretamente na rede de drenagem, o que é crime ambiental. A coleta organizada garante que o óleo não será descartado de forma indevida, evitando danos diretos ao meio ambiente. Além disso, tem o ICMS Verde, que é um recurso importante para ajudar no trabalho de preservação ambiental", conclui Hamber.


 

Mais lidas do mês