Mídias Sociais

Cidades

Procon recomenda que postos de combustíveis de Tamoios, em Cabo Frio, repassem descontos aos consumidores

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Os cincos postos de combustíveis, localizados no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, receberam uma recomendação do Procon nesta terça-feira, 04, para que repassem aos consumidores finais os descontos dados pela Petrobras.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, o preço médio da gasolina praticado pela petroleira nas refinarias acumulou uma queda de 19,4% só em novembro. Porém, essa redução chegou de forma muito menor aos consumidores finais, que perceberam uma redução mínima no valor cobrado nas bombas dos postos de combustíveis.

"Por exemplo o valor médio da gasolina em setembro estava 5,37 e hoje está 5,28. É preciso cair mais esses valores", frisou a coordenadora municipal do órgão de Defesa do Consumidor de Cabo Frio, Mônica Boniolli.

Diante deste cenário, o Procon esteve orientando os responsáveis dos estabelecimentos a repassarem esses descontos aos consumidores.

"Nós viemos hoje trazer uma recomendação aos postos. O Procon não pode impor o valor, que será aplicado. Mas ainda que exista o livre mercado, a formação de cartel sim é proibida, é crime, e é o que estamos apurando desde setembro", explicou Mônica.

Durante a ação, a equipe do Procon aproveitou para verificar algumas outras irregularidades, inclusive alguns postos foram identificados sem o livre de reclamações do Procon autenticado.

"Nós estamos realizando ações constantes e vamos voltar a Tamoios com ANP para fazer uma fiscalização na qualidade dos combustíveis", garantiu a coordenadora.

 

 

Sobre a operação - A ação realizada nesta terça-feira, 04, é um desdobramento da operação iniciada em setembro deste ano para apurar os altos preços praticados e a uniformização dos valores, o que caracteriza a formação de Cartel. 19 postos foram notificados a prestar esclarecimentos sobre o caso, que segue sendo avaliado.

Segundo a Agencia Nacional do Petróleo, em Cabo Frio a gasolina e o etanol tem o valor médio mais alto e o diesel o segundo valor mais alto, do estado do Rio de Janeiro. Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 03, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o valor médio do cobrado pelo litro da gasolina no postos do país está em 4,505 reais, enquanto em Cabo Frio, os valores praticados são todos acima de R$5,00.

O PROCON de Cabo Frio convoca aos consumidores a não se curvarem e abastecerem seus veículos nos municípios vizinhos até que os postos de Cabo Frio coloquem um preço justo.


 

Mais lidas do mês