Mídias Sociais

Cidades

Primeiro Encontro para Formação de Agentes Multiplicadores acontece nesta quinta-feira (13) em Búzios

Avatar

Publicado

em

 

Evento é promovido pelo Projeto Ecorais, do BrBio (Instituto Brasileiro de Biodiversidade), em parceria com a ABATUR (Associação de Barcos de Turismo de Búzios).

O Projeto Ecorais, do BrBio (Instituto Brasileiro de Biodiversidade) realiza nesta quinta-feira (13), o 1° Encontro com Profissionais de Turismo no Mar, em parceria com a ABATUR (Associação de Barcos de Turismo de Búzios), Atnab (Associação de Turismo Náutico da Armação dos Búzios) e as operadoras Navegue a Bordo e Buziana.

O objetivo é trocar informações entre técnicos do Projeto Ecorais e os profissionais de turismo no mar sobre a biodiversidade marinha, conservação dos corais e suas principais ameaças. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo email: diana.kaplan@brbio.org.br.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Ecorais, Elianne Omena, para que ações de conservação sejam efetivas, é necessário, antes de tudo, envolver o público-alvo na construção coletiva de estratégias que levem a mudanças de atitudes, reduzindo impactos e tornando, assim, o turismo náutico mais sustentável na Região dos Lagos.

A gerente do Projeto Ecorais, Fabiana Santos, explicou que o projeto tem o desafio de engajar os mestres de embarcação e marinheiros como agentes multiplicadores da conservação marinha em Búzios. “Com a proximidade da alta temporada turística, é essencial que estes profissionais estejam qualificados para um trabalho mais sustentável e conscientes da importância da conservação dos ambientes de corais”.

O encontro faz parte das atividades preparatórias para a realização da 3ª Campanha S.O.S Mar de Búzios e acontecerá no Colégio Estadual João de Oliveira Botas, das 18h às 21h. A atividade está com 30 vagas disponíveis para inscrição.

O Projeto Ecorais conta com recursos decorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.

Sobre o Projeto Ecorais

O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

Daniela Bairros

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana